Autor(es):
Gomes, João Miguel Pereira
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/9514
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Análise reflexiva; Educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Processo de ensino-aprendizagem
Descrição
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório finaliza o estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, realizado na Escola Secundária Fernando Namora, na Brandoa, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. No estágio em causa foi realizado o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, a propósito da qual foram desenvolvidos trabalhos de planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda um acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a influência do envolvimento parental no sucesso académico dos alunos. O professor de educação física atua também num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta desenvolveu-se ao através do acompanhamento do Desporto Escolar, e de uma intervenção na forma de uma ação de formação destinada ao Professores de Educação Física da escola e com vista à melhoria do desempenho docente. Conclui-se que o contato com a realidade escolar é essencial na formação de professores de educação física de qualidade.