Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    3599-PPCDT

  • Funding amount

    80,000.00 €

  • Start date

    Mon Dec 20 00:00:00 WET 2010

  • End date

    Wed Jun 18 00:00:00 WEST 2014

  • Date awarded

    Wed Sep 15 00:00:00 WEST 2010

Documents


As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação

Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana

Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de u...


Atitudes e emoções de alunos do 4º ano perante desafios matemáticos

Reis, Sílvia

Neste estudo, procuro compreender quais as atitudes e emoções de alunos do 4.º ano do ensino básico na resolução de desafios matemáticos, num ambiente extra-curricular. Para focar o problema de investigação, formulei as seguintes questões: i) Quais as atitudes de alunos do 4.º ano perante desafios matemáticos fora do contexto de sala de aula?; ii) Que tipo de emoções manifestam os alunos no âmbito ‘não escolar’...


Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBs

Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Silva, Jaime Carvalho e; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia; Amaral, Nuno; Nobre, Sandra

Problem@Web é um projeto de investigação na área da Educação Matemática, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituto público tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência que promove e financia projetos em todos os domínios da ciência e da tecnologia. Este projeto tem como objetivo geral estudar a resolução de problemas de matemática num contexto exterior à sala de aula – as competições m...


Solving a contextual problem with the spreadsheet as an environment for algebra...

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

In this article we report and discuss a contextual problem solving task that was proposed to a class of 8th grade (13–14-year-old) students. These students had been developing a reasonable experience in the use of the spreadsheet to model relations within contextual problems and chose to use this tool to solve the mentioned problem, engaging in the process of translating relations between variables and combinin...


O projecto Problem@Web: perspectivas de investigação em resolução de problemas

Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra; Amaral, Nuno

Apresentam-se as principais linhas de investigação do Projeto Problem@Web cujo propósito geral é estudar a resolução de problemas matemáticos num contexto que se estende para além da sala de aula, centrado em competições matemáticas inclusivas que decorrem através da Internet. Para cada um dos três focos de investigação – Tecnologias, Afetos e Criatividade – na resolução de problemas, é apresentada uma síntese ...


O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de ...

Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

As competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de in...


Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto ...

Carreira, Susana Paula Graça; Ferreira, Rosa; Amado, Nélia

Nesta comunicação, procuramos descrever os padrões de comportamento dos participantes numa competição de resolução de problemas, de natureza inclusiva e baseada na Web, no que toca à procura de ajuda para resolver os problemas propostos e aos graus de apreciação e dificuldade sentidas ao resolver os mesmos. Os resultados sustentam o carácter desafiador dos problemas do SUB12, em particular o seu grau de desafio...


A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e fol...

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da

O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificaçã...


Mathematical Problem Solving with Technology: the Techno-Mathematical Fluency o...

Jacinto, Hélia; Carreira, Susana

This study offers a view on students’ technology-based problem solving activity through the lens of a theoretical model which accounts for the relationship between mathematical and technological knowledge in successful problem solving. This study takes a qualitative approach building on the work of a 13-year-old girl as an exemplary case of the nature of young students’ spontaneous mathematical problem solving ...


Diferentes Modos de Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Matemát...

Jacinto, Hélia; Carreira, Susana

Este artigo discute a atividade de resolução de problemas de Matemática com tecnologias no âmbito de um campeonato extraescolar a distância. O estudo visa descrever os aspetos subjacentes à utilização simultânea de conhecimento matemático e tecnológico nessa atividade, com foco no desenvolvimento de modelos conceptuais que conduzem às soluções dos problemas. A investigação, de natureza qualitativa, centra-se na...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F3599-PPCDT%2F101635&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>