3 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Validity evidence of the Spanish Burnout Inventory in Mozambican teachers

Aliante,Gildo; Carlotto,Mary Sandra; Abacar,Mussa; Câmara,Sheila Gonçalves; José,Coutinho Maurício

Abstract This study evaluated the validity evidence of the Spanish Burnout Inventory (SBI) in two stages. The first stage verified the content validity, while the second stage verified the internal validity of the structure. A total of 263 Mozambican teachers participated in the study. Confirmatory factor analysis was performed using the Robust Weighted Least Squares estimation method. The model presented: χ2 =...

Date: 2024   |   Origin: SciELO Portugal

Síndrome de Burnout em Professores Moçambicanos do Ensino Fundamental

Aliante,Gildo; Tittoni,Jaqueline; Carlotto,Mary Sandra; Abacar,Mussa

Resumo A docência figura na lista das profissões mais acometidas pela síndrome de burnout (SB) devido à presença de uma multiplicidade de fatores. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a frequência da síndrome em professores moçambicanos do ensino fundamental, verificando as possíveis associações com as variáveis sociodemográficas e laborais. A pesquisa de natureza quantitativa possui um delineamento observacio...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Fontes de stress ocupacional em professores do ensino básico e médio em Moçambi...

Aliante,Gildo; Abacar,Mussa

Resumo O professor desempenha um papel crucial na implementação das políticas públicas educativas (currículos, objectivos, metas educacionais). Ainda assim, este é frequentemente sujeito a trabalhar em situações precarizadas e nocivas à sua saúde mental, física e psicológica, o que leva a ocorrência de stress ocupacional e ao esgotamento profissional. Vários estudos têm sido realizados em diferentes contextos p...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

3 Results

Queried text

Refine Results

Author







Date




Document Type


Access rights


Resource



Subject