Abstract This study evaluated the validity evidence of the Spanish Burnout Inventory (SBI) in two stages. The first stage verified the content validity, while the second stage verified the internal validity of the structure. A total of 263 Mozambican teachers participated in the study. Confirmatory factor analysis was performed using the Robust Weighted Least Squares estimation method. The model presented: χ2 =...
Resumo A docência figura na lista das profissões mais acometidas pela síndrome de burnout (SB) devido à presença de uma multiplicidade de fatores. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a frequência da síndrome em professores moçambicanos do ensino fundamental, verificando as possíveis associações com as variáveis sociodemográficas e laborais. A pesquisa de natureza quantitativa possui um delineamento observacio...
Resumo O professor desempenha um papel crucial na implementação das políticas públicas educativas (currículos, objectivos, metas educacionais). Ainda assim, este é frequentemente sujeito a trabalhar em situações precarizadas e nocivas à sua saúde mental, física e psicológica, o que leva a ocorrência de stress ocupacional e ao esgotamento profissional. Vários estudos têm sido realizados em diferentes contextos p...