O projeto "Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming" (AECED) visa transformar a educação para a democracia, enfatizando a aprendizagem estética e corporizada, bem como pedagogias responsivas.
A democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corp...
O presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde...
Organizational democracy in education emphasizes participatory decision-making processes, involving teachers, students, and other stakeholders in shaping educational policies and practices. In teacher education, organizational democracy involves decision-making that empower them to contribute to the design and improvement of educational programs. This concept underscores the importance of cocreating with teache...
O presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conj...
The purpose of this deliverable is for all partners to share their case designs, ethics permissions, and explain their contributions to the overall project goal. The project aims to create an innovative, evidence-based aesthetic and embodied pedagogical Framework that impacts the practice of education for democracy and the associated Guides to pedagogical practice that support responsive, participatory pedagogi...
O presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conj...
Com base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investigações realizadas desde os nais do século xx permitem atualizar e alargar o p...
O presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conj...