Considerando genericamente as noções de campo, e reconhecendo algum distanciamento crítico em relação à existência de um cânone sociológico, o texto vai intercalando interpretações teóricas e dimensões experienciais para justificar a posição não ortodoxa do autor como sociólogo da educação pericanónico, isto é, alguém que assume uma identidade híbrida, que não é senão, neste caso concreto, o produto de uma form...
Recensão ao livro Modo de Produção da Exclusão Escolar: olhar a escola a partir dos excluídos. Fundação Manuel Leão.
Recensão crítica do livro: "Grilo, E. M. (2024). Educação e Liberdade. A primavera de Veiga Simão, os desmandos do PREC e a renovação de Sottomayor Cardia. Clube do Autor."
Considerando genericamente as noções de campo, e reconhecendo algum distanciamento crítico em relação à existência de um cânone sociológico, o texto vai intercalando interpretações teóricas e dimensões experienciais para justificar a posição não ortodoxa do autor como sociólogo da educação pericanónico, isto é, alguém que assume uma identidade híbrida, que não é senão, neste caso concreto, o produto de uma form...
O artigo procura fazer um brevíssimo enquadramento de algumas perspetivas teórico-conceptuais da avaliação, para em seguida sublinhar que as contribuições pós/de(s)coloniais podem trazer contributos importantes, contracorrente, em relação às agendas e agências hegemónicas na autoavaliação do ensino superior. Para ilustrar algumas tensões subjacentes e contribuir para este debate, o autor referencia, muito sucin...
No campo da educação, embora nem sempre em sentidos ou direções congruentes, a avaliação é particularmente sensível às alterações político-ideológicas, pedagógicas e culturais. A afirmação anterior é, antes de tudo, um pressuposto que pode e deve continuar a ser posto à prova, sobretudo em momentos históricos particularmente marcados por mudanças profundas. Com alguns dados e documentos inéditos, ou que não tiv...
[Excerto] Ao longo da minha carreira académica, para além de muitas dissertações de mestrado, vários estágios de doutorado sanduíche e estágios científicos avançados de pós-doutoramento (pos-doc), orientei (ou coorientei em alguns casos) quase duas dezenas de teses de doutoramento em educação, mais de metade das quais de estudantes brasileiros/as, cujo percurso acompanhei desde a elaboração do projeto até à def...
No campo da educação, embora nem sempre em sentidos ou direções congruentes, a avaliação é particularmente sensível às alterações político-ideológicas, pedagógicas e culturais. A afirmação anterior é, antes de tudo, um pressuposto que pode e deve continuar a ser posto à prova, sobretudo em momentos históricos particularmente marcados por mudanças profundas. Com alguns dados e documentos inéditos, ou que não tiv...
Duzentos anos depois do seu nascimento, Marx continua a marcar os debates sociais e políticos contemporâneos, sendo os seus textos indispensáveis não só para compreender o capitalismo e explicar suas lógicas, dinâmicas e crises, como também para escrutinar os caminhos futuros para a sociedade humana. Num momento histórico marcado pela crise social e ambiental que atinge a humanidade e o planeta e confrontados c...
Gostaria de começar por cumprimentar os colegas e os estudantes presentes, agradecer o convite que me fizeram e dizer que não vou assumir nenhuma postura de conferencista, no estilo magister dixit, mas sim uma postura informal. E, sobretudo, se houver tempo, com possibilidade para alguma interlocução, troca de impressões, sugestões, perguntas, seria muito interessante. Eu começarei por pontuar alguns aspectos q...