18 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

O Multilinguismo e o Tribunal de Justiça da União Europeia: uma breve abordagem...

Aguiar, Ana Raquel; Alves, Dora Resende; Pacheco, Fátima

O multilinguismo surge na construção europeia como uma caraterística muito típica que acabou por se transformar numa garantia da diversidade linguística dos Estados-Membros, acompanhando todo o processo evolutivo da integração até à União Europeia dos nossos dias. Único no panorama das organizações internacionais, o multilinguismo na União é preservado também pelo incansável labor da jurisprudência do Tribunal ...


O impacto da inclusão digital na saúde mental e física dos séniores : o caso da...

Vaz, Cátia; Costa, Flávia; Carvalho, Helena M.; Ribeiro, Joana; Baptista, Ricardo; Silvestre, Carlos; Lopes, Carla; Kosmider, Anna; Moura, José

Intervenção Social. ISSN 0874-1611. N. 62 (2023).; Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a inclusão digital dos idosos como forma de promover a saúde mental e física utilizando a plataforma Sioslife como estudo de caso. A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 546 séniores pertencentes a um Município da Região Norte de Portugal. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da utilização da plataforma na ...


The soundscape in the understanding of the literary text

Rocha, Cíntia; Pontes, Adalgisa; Aguiar, Ana Raquel

This article is the result of a study conducted in a 4th grade class, focusing on Murray Schafer's concept of soundscape as a strategy to promote literary comprehension. This way, it is intended to understand the effects provided by the soundscape on literary comprehension in order to contribute to the change in teaching. Thus, a qualitative methodology was chosen with an approach to action research. Regarding ...

Date: 2023   |   Origin: Repositório Científico IPVC

O multilinguismo e o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)

Aguiar, Ana Raquel; Pacheco, Fátima; Alves, Dora Resende

Em pleno século XXI, as exigências linguísticas de um mundo globalizado, evidenciado na sociedade multilingue e multicultural em que nos inserimos, são múltiplas, tornando-se emergente uma reflexão sobre o firmar do multilinguismo, consagrado na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (CDFUE) e na jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). [...]


Curricular articulation in higher education: an experience in initial teacher e...

Aguiar, Ana Raquel; Fernandes, Fátima

Curricular Articulation (CA) is undoubtedly a fundamental practice in the teaching-learning process. On the one hand, the construction of effective and solid knowledge implies holistic approaches at the level of disciplinary contents; on the other hand, it also implies a transversal intervention regarding the skills and abilities to be developed by students. Therefore, we advocate for a dynamic curricular conce...

Date: 2022   |   Origin: Repositório Científico IPVC

Critical thinking: an experiment in initial teacher education

Fernandes, Fátima; Aguiar, Ana Raquel

It is undeniable that educational institutions play an important role in any society’s development. It is expected for schools to contribute to people’s development in a whole, as well as to prepare students for the personal, professional, social, and economic challenges that a constant changing world demands. Such form of education involves building knowledge, developing dispositions, values, abilities, and sk...

Date: 2022   |   Origin: Repositório Científico IPVC

O pensamento crítico na formação inicial de professores

Fernandes, Fátima; Aguiar, Ana Raquel

Todas as orientações curriculares apontam para a necessidade de a escola formar cidadãos capazes de responder, de forma crítica e autónoma, aos desafios colocados pela sociedade. Partindo do pressuposto de que os futuros professores devem ser pensadores críticos, e, simultaneamente, estar preparados para contribuir para a capacitação dos seus futuros alunos neste domínio, na unidade curricular (UC) de Iniciação...

Date: 2021   |   Origin: Repositório Científico IPVC

(Re)pensar a prática de ensino supervisionada em tempos de pandemia

Alves, Margarida; Aguiar, Ana Raquel; Oliveira, Joana; Fernandes, Fátima

O presente texto pretende partilhar a experiência de reestruturação da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola de formação de professores do norte de Portugal. Esta Unidade Curricular está organizada em duas componentes: Intervenção em contexto educativo e Relatório Final com componente investigativa no últ...

Date: 2021   |   Origin: Repositório Científico IPVC

Da articulação curricular às perspetivas dos estudantes

Aguiar, Ana Raquel; Fernandes, Fátima

O presente texto é resultado de uma experiência realizada com alunos do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação de um Instituto Politécnico do Norte de Portugal, no segundo semestre do ano letivo de 2019/2020. Nesse período, realizou-se a Articulação Curricular entre duas unidades curriculares: uma do âmbito das Didáticas, mais concretamente a Didática do Português, e outra...

Date: 2021   |   Origin: Repositório Científico IPVC

A articulação curricular na formação inicial de professores: uma experiência co...

Aguiar, Ana Raquel; Fernandes, Fátima

O presente texto é resultado de uma experiência realizada com alunos do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação de um Instituto Politécnico do Norte de Portugal, no segundo semestre do ano letivo de 2019/2020. Nesse período, realizou-se a Articulação Curricular entre duas unidades curriculares: uma do âmbito das Didáticas, mais concretamente a Didática do Português, e outra...

Date: 2021   |   Origin: Repositório Científico IPVC

18 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type





Access rights



Resource






Subject