O trabalho aqui apresentado desenvolve a temática da prática pedagógica supervisionada no enquadramento legislativo atual. Assim, com base em considerações prévias sobre a essência da prática pedagógica supervisionada, caracteriza-se o cenário hoje tendencial, identificam-se os atores, os seus papéis e as suas relações. Após uma breve alusão aos processos supervisivos, a atenção dirige-se para a natureza do rel...
Sem resumo disponível
A adequação ao Processo de Bolonha dos cursos de formação de educadores-professores levou, entre outros aspetos, à criação, em Portugal, da Licenciatura em Educação Básica, um curso de 1º Ciclo com a duração de 3 anos. Para o exercício da profissão docente, os estudantes deste curso devem prosseguir estudos realizando um mestrado, com a duração de 1 ano e meio ou 2 anos, mestrado esse que habilita para a docênc...
As a dynamic construct, the concept of Supervision has been reconfigured in recent decades. Taking into account the personal and professional experiences in the life trajectories, three views reveal individual contributions to the shared construction of the supervisory concept and related action. Isabel Alarcão tells, in an autobiographical-type narrative, how her interest in the theme emerged and how she felt ...
Este texto apresenta a versão escrita da conferência proferida no I Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa, realizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) em 2020. Aborda a temática da educação no período da pandemia Covid-19 descrevendo como surgiu a doença, como se espalhou, como reagiram as pessoas e os governos, bem como os impactos na educação a nível mundial. Re...
Como constructo dinâmico, o conceito de Supervisão tem-se reconfigurado nas últimas décadas. Tendo em conta as vivências pessoais e profissionais nos percursos de vida, apresentam-se três olhares reveladores de contributos individuais para a construção partilhada do conceito e da ação supervisivas. Isabel Alarcão conta, em jeito de narrativa autobiográfica, como nasceu em si o interesse pela temática e como sen...
A investigação qualitativa cada vez mais tem ocupado seu espaço de importância nas ciências humanas e sociais. Este avanço tem sido impulsionado também pelas tecnologias como ferramentas para enfrentar os seus desafios. Um destes desafios se relaciona com a gestão de projetos, desde a sua conceção, desenvolvimentos e resultados. Este trabalho aborda transversalmente a questão de fundo: Qual a ênfase ou sensibil...
Este caderno tem como objetivo divulgar o pensamento da autora sobre a temática da supervisão no campo educativo. Num registo de certo modo autobiográfico, começa com um olhar retrospetivo sobre o que foram os seus primeiros 25 anos na carreira profissional como supervisora na formação inicial de professores. Através desse olhar, temse acesso aos questionamentos que se iam levantando, aos processos, dificuldade...
Este Caderno foca-se fundamentalmente na conceptualização da Didática que a autora tem vindo a fazer desde que, em 1976, assumiu o desafio de ensinar Didática numa Universidade: a Universidade de Aveiro, Portugal. Através do seu percurso tem-se acesso aos fantasmas, sonhos e realidades que, no início, os professores vivenciaram no seu esforço para credibilizar a disciplina e criar condições para a sua instituci...
Sem resumo disponível.