Resumo Introdução: A perceção da qualidade de vida das crianças/adolescentes tem sido alvo de estudo na atualidade (Abreu et al., 2016; Gaspar et al., 2008). No entanto os estudos acerca da perceção dos pais sobre a qualidade de vida das crianças ainda são escassos, o que revela a pertinência estudo. Objetivo: Identificar que variáveis sociodemográficas referentes aos pais (pai e mãe) influenciam a sua perceção...
Resumo Introdução: O sono é um indicador de saúde e qualidade de vida ao longo do ciclo vital. Diversos são os fatores que podem influenciar, positiva ou negativamente, a qualidade e quantidade do sono, designadamente o exercício físico. Há estudos que referem que os bons hábitos de sono influenciam positivamente a realização de exercício físico e vice-versa. Objetivo: Descrever a influência do exercício físico...
Resumo Introdução: Os estudantes do ensino superior que participam em atividades físicas regulares tendem a demonstrar melhores atributos, como aumento da atividade cerebral, melhores níveis de concentração e de energia, o que pode dar maior suporte ao desenvolvimento cognitivo. Objetivo: Analisar a relação entre a atividade física e o rendimento escolar nos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou-se u...
Resumo Introdução: As inovações ocorridas nas últimas décadas nas diferentes modalidades terapêuticas, onde se destacam as estratégias de tratamentos usadas na doença oncológica, têm acarretado um interesse progressivo pelo tema da reabilitação na pessoa com cancro, pois trata-se de uma população específica e com necessidades únicas. Objetivos: Esta revisão tem como intuito refletir sobre o esforço realizado pe...
Resumo Introdução: Tendencialmente, o cidadão comum preocupa-se mais com a sua saúde física em geral do que com a saúde oral. Daí que, sendo frequentemente os enfermeiros, os profissionais de saúde a ter o primeiro contacto com os pacientes com problemas odontológicos, torna-os também agentes privilegiados na promoção da saúde oral e da prevenção das doenças orais. Objetivos: Avaliar as atitudes e os comportame...
Resumo Introdução: O ensino superior representa um período de transição fundamental na vida dos estudantes, uma fase marcada pelo aumento do compromisso social. Os estilos de vida adquiridos neste período têm implicações na sua vida futura. Portanto, o estudo da relação entre a atividade física e qualidade de vida nos estudantes do ensino superior é um imperativo fundamental. Objetivos: Analisar a relação entre...
Resumo Introdução: A fase de transição para o ensino superior é marcada por mudanças que ocorrem em vários aspetos, incluindo as mudanças no padrão do sono, que desempenha um papel ativo no desenvolvimento geral dos estudantes, sobretudo quanto às funções restauradoras. Objetivos: Analisar os fatores que interferem na qualidade de sono dos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemát...
Resumo Introdução: Uma das principais mudanças de vida dos estudantes é a transição para o ensino superior. Alguns sintomas de stresse e depressão são muito comuns nessa fase, o que tem impacto negativo nas funções cognitivas e na sua saúde mental, afetando o seu comportamento alimentar. Objetivos: Analisar a influência dos hábitos alimentares na saúde mental dos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou...
Resumo Objetivo Caracterizar a auto-perceção de resiliência das crianças e adolescentes; analisar as diferenças na perceção dos pais e sua relação com algumas variáveis de contexto sociodemográfico. Métodos Estudo transversal realizado no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental, numa amostra não probabilística de conveniência de 567 crianças e adolescentes, 50,6% do sexo feminino, idade entre 9-17 anos (média= 12,40; ...
Resumo Objetivo Identificar a prevalência das perturbações músculo-esqueléticas em adolescentes e analisar a sua relação com variáveis sociodemográficas, antropométricas e contextuais. Métodos Conceptualizou-se um estudo observacional, transversal, descritivo/relacional de cariz quantitativo, que envolveu 632 adolescentes de seis agrupamentos de escolas das zonas centro e norte de Portugal, com média de idades ...