An individual has the right to a quality and inclusive education and to training throughout their life. This is described in the European Pillar of Social Rights’ principles of Education, training, and lifelong learning, and Equal opportunities. Given that digitalization processes are leading to pedagogical change, how this education and training are designed and delivered may be impacted. This article explores...
Enquadramento: Com o envelhecimento populacional e o consequente aumento das doenças crónicas perspetiva-se um elevado consumo de medicamentos por parte dos idosos, o que consequentemente se poderá traduzir em utentes polimedicados. Uma parte significativa destes idosos são responsáveis pela preparação e administração dos seus medicamentos. A dificuldade na gestão do regime medicamentoso constitui uma potencial...
Este projeto tem procurado investigar pensamento com origens diversas, produzindo ideias e experimentando ações que sustentem a criação de propostas de EfS na Educação de Infância. Estas propostas incluem experiências significativas de crianças e educadoras/es com o mundo natural e cultural, a partir de abordagens participativas, sensíveis, estéticas e criativas que contribuem para a incorporação de novos modos...
Vivemos tempos de aflição ao assistirmos a crescentes desequilíbrios no planeta terra: uma rápida perda de biodiversidade comprometendo a vida de todas as espécies; as alterações climáticas responsáveis por fenómenos extremos que ameaçam populações, animais, o mundo físico e vegetal; uma população crescente e uma sociedade globalizada, orientada para padrões de desenvolvimento baseados no consumo e no progresso...
O XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) realizou-se presencialmente (ainda que com a possibilidade de participação a distância), entre 15 e 17 de setembro de 2022, no campus do Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pela SPCE com a Escola Superior de Educação de Lisboa.
O artigo parte do conceito de voz e procura questionar os seus diferentes sentidos, especialmente em contextos educativos, para propor um enquadramento filosófico das vozes materiais das pessoas-de-pouca-idade. O texto propõe, depois, que se entendam essas vozes como diferenças perturbadoras ou oportunidades para (re)pensarmos os nossos papéis enquanto educadores e, acima de tudo, para voltarmos à questão sobre...
The rapid proliferation of Electric Vehicles (EVs) creates an inherent link between the previously independent transport and power sectors. This is especially relevant in the smart cities paradigm, which focuses on optimizing resource management using modern software tools and communication infrastructures. The optimal management of energy resources is of key importance, and with mobile EVs playing a pivotal ro...