Background: Phonological difficulties are prevalent in children with speech and/or language disorders and may hamper their later language outcomes and academic achievements. These children often form a significant proportion of speech and language therapists’ caseloads. There is a shortage of information on evidence-based interventions for improving phonological skills in children and adolescents with speech an...
A escrita é uma competência geralmente aprendida em contexto escolar, que recruta sobretudo competências fonológicas na fase da codificação de palavras e competências sintáticas na fase de produção de textos. Neste artigo, foca-se o nível elementar da escrita, nomeadamente os erros observáveis nas palavras que os escreventes comummente cometem em fase inicial do processo de alfabetiza- ção. Recordam-se as duas ...
Neste capítulo, é demonstrado o modo como a avaliação e a intervenção em consciência fonológica podem ser potenciadas, integrando recursos da teoria fonológica. A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. No contexto clínico, a maioria das patologias de linguagem oral e/ou escrita também requerem av...