The principal objective is to identify the ideas of womem in reference to health, using as a starting point the general consensus of the Social Representation. The study was based on a triangular methodology - participant observation, lengthy interviews and the dynamics of life study and body modeling with clay. This made the knowledge of sets of experiments in health at the individual and family levei possible...
Ao longo de mais de vinte anos como professoras, de cursos de graduação, as autoras trabalham com a inserção do processo avaliativo no ensino-aprendizagem pois entendem que a educação deve ser “solidária, dialogada, sem arrogância e supremacia do educador, defendendo a articulação do saber, conhecimento, vivência, comunidade, escola, meio ambiente, traduzindo-se em trabalho coletivo” (MIRANDA E BARROSO, 2004, p...
Segundo Stefanelli e Carvalho (2005, p.11) “apesar de unânime a aceitação da relevância da comunicação no ensino, como também o é na assistência e na pesquisa, não se observa coerência entre esse fato e o ensino real que se processa na maioria das instituições formadoras de enfermagem”. Na experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará a disciplina Comunicação em Enfermagem faz...
O curso de Enfermagem em estudo teve início em 1º de março de 1976 e desde então as mudanças curriculares têm acontecido a partir das Diretrizes do Ministério da Educação e Cultura. Os currículos implantados demonstram a ousadia do grupo, a qualificação para a interdisciplinaridade e a visão prospectiva e pró-ativa (BARROSO; ALVES, 2007). O saber nuclear da profissão é o foco do currículo, estando este organiza...
O curso de enfermagem da universidade em estudo iniciou seu funcionamento em 1º de março de 1976. Surgiu no interior de uma Instituição, que congregava unidades universitárias já consolidadas em muitos aspectos da vida acadêmica. Algumas como as da área de saúde, já contavam, em 1976, com 50 ou mais anos de existência. Seria de se esperar, portanto, que o novo Curso adotasse o modelo pedagógico vigente a época ...
O curso de Enfermagem de uma Universidade do Nordeste teve início em 1º de março de 1976, tendo como eixo condutor a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Procura desenvolver atividades baseadas em uma abordagem holística e humanizada, considerando o ser humano em todas as dimensões (BARROSO; SILVA; VARELA, 2006). O currículo deste curso de Enfermagem permite que os alunos recebam um ensino multidisciplin...
Objective: To evaluate the contribution of arts education to health promotion of adolescents in situations of urban social vulnerability. Method: Participatory evaluative research, with a qualitative approach, using as a reference the theoretical constructs of Paulo Freire’s Conscientization and the Empowerment Evaluation as a method of collecting with adolescents and teachers of an arts education program in th...
O processo ensino-aprendizagem tem sido historicamente caracterizado de formas diferentes que vão desde a ênfase no papel do orientador como transmissor de conhecimento, até as concepções atuais do processo ensino-aprendizagem como um todo integrado que destaca o papel do educando. [...]
Inicia-se a contextualização da problemática a ser investigada com a reflexão da metodóloga e professora, Teresa Haguette, da Universidade Federal do Ceará, de saudosa memória quando disse: “a ciência moderna com seus quatro séculos de desenvolvimento, responsável pelo progresso material atingido pelas sociedades avançadas de hoje, não se mostrou capaz de exterminar as desigualdades sociais e os sofrimentos hum...
The study’s objective was to report the nurses’ self-evaluation of health and quality of life, associated with the socioeconomic characterization. Transversal study, with a sample of 190 nurses, in a state’s reference general hospital. For procedures of descriptive analysis and inferences, the Statistical Package for Social Sciences 13.0 used. The comparison of averages was made, using statistical tests: Mann-W...