O projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias; o bem-estar dos doentes, família e profissionais; experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, deco...
Recognize the emotions or feelings, and emotional expressions, expressed by hospitalized patients and family members, during a musical visit experience, in a Palliative Care Unit (PCU). based on an action research with the implementation of a musical experience, an exploratory, phenomenological study was developed, through the qualitative analysis of discursive components, with a sample of 163 elements – patien...
Este trabalho desenvolveu-se no âmbito da preparação de um recital musical, tendo como repertório as sonatas para violoncelo e piano de Debussy e Schostakovitch. A partir de uma revisão bibliográfica de literatura científica, sobre as noções de corpo e de movimento na performance musical, procurou-se estabelecer uma interação entre as premissas teóricas e o universo da prática do violoncelo, visando a valorizaç...
O presente trabalho consiste na análise musical interpretativa da parte solista do Concerto para Violoncelo e Orquestra, em Lá menor, RV 418 de Antonio Vivaldi. A partir da análise aos níveis musicais elementares e da análise comparativa sobre edições de partituras e registos discográficos desta obra, fez-se a aplicação do Método de Sistematização da Conceção Musical Interpretativa (A418) que, por sua vez, perm...
O recurso à arte para finalidades terapêuticas têm sido uma constante no decurso da história da humanidade, presente em rituais religiosos ancestrais, no pensamento filosófico clássico e em práticas civilizacionais antigas (Stewart & Irons, 2018) (Sufie & Sidik, 2017). Atualmente, tem vindo a ser crescente o interesse pelas qualidades terapêuticas da arte, em particular pelas artes performativas, enquanto fator...
A realização de projetos assentes em performances musicais no âmbito da disciplina de Educação Musical do Ensino Básico em Portugal é uma constante. A novidade deste trabalho recai numa proposta metodológica que perspectiva a PM como um campo de ação educativo potenciador das experiências de ensino-aprendizagem em música e de relações pedagógicas mais condicentes com as necessidades ditadas pelo ideal/real da e...
Motivada por “afirmar a música como forma de expressão artística autónoma, capaz de, por si só, fazer representações da natureza e das paixões da alma humana” (Alves, 2021), a relação entre música e o meio ambiente ganhou particular destaque com o conceito de “música pura” (Alves, 2011), v.g. as "Quatro Estações" de Vivaldi e a "Pastoral" de Beethoven. Atualmente, a música, enquanto processo artístico, também p...
Este livro de partituras consiste na análise musical interpretativa da parte solista do Concerto para Violoncelo e Orquestra, em La menor, RV 418, de Antonio Vivaldi e da análise aos níveis musicais elementares da parte geral. Para a análise interpretativa fez-se a aplicação do método A:.418, nomeadamente para o tratamento da intenção técnico-expressiva do intérprete face ao texto musical do compositor. Para a ...
O projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias, o bem-estar dos doentes, família e profissionais, experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, deco...
The realization of projects based on musical performances within the scope of the Music Education discipline of Basic Education in Portugal is a constant. The novelty of this work lies in a methodological proposal that views Musical Performance as a field of educational action that enhances teaching-learning experiences in music and pedagogical relationships more in line with the needs dictated by the ideal/rea...