108 documents found, page 1 of 11

Sort by Issue Date

Digital skills in distance university students: a psychometric analysis

Aires, Luísa; Amante, Lúcia; Fernández-Márquez, Esther; Nunes, Catarina

In recent years, research on the digital skills of higher education students has increased significantly. However, many of the existing studies have focused primarily on identifying these skills rather than exploring the factors that influence their development. This study investigates the digital skills of first-year undergraduate students enrolled at an online distance education university, as well as their k...


Formative Assessment in the Digital Age: The Perspectives of a Group of Seconda...

Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina

Formative assessment is an ongoing process that occurs alongside teaching and learning to provide feedback and guide improvement. It plays a crucial role in promoting the regulation of both teaching and learning, and recent studies have highlighted the potential of digital technologies to facilitate this process. However, the effective use of digital technologies for formative assessment presents challenges for...

Date: 2024   |   Origin: Indagatio Didactica

Dossier Módulo de Ambientação Online: 2024-2025

Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth

Este dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2024) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário.


Educação a distância e educação aberta: inovação, partilha e inclusão

Amante, Lúcia

Falar de EaD é também falar de Educação em geral e da sua relação com o contexto histórico, económico e social em que tem lugar. Assim, iniciamos esta apresentação no ponto 1, com uma breve abordagem ao contexto histórico-social em que nasce a escola de massas e à relação que se estabelece entre esta e as respostas requeridas pela sociedade industrial, bem diferentes das que a atual sociedade digital exige e a ...


Avaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensin...

Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina

A avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digi...


Promovendo a formação contínua de professores de Escolas Comunitárias de Luanda...

Vieira, Teresa; Amante, Lúcia

Partindo do diagnóstico de necessidades de formação contínua dos professores das Escolas Comunitárias de Luanda, a presente investigação visou desenvolver e proporcionar um curso na modalidade eLearning, bem como estudar o impacto e as potencialidades desta formação específica no contexto em causa. Estes professores desenvolvem a sua atividade docente em escolas carenciadas de bairros situados na periferia da c...


Educação pós-digital e avaliação autêntica

Amante, Lúcia

Procuraremos nesta palestra dar conta dos contornos de uma educação que tem lugar, cada vez mais, no contexto de uma sociedade pós-digital. Discute-se o conceito de educação pós-digital, designadamente a relação que neste âmbito se estabelece entre pedagogia e tecnologia. Apresentam-se as dimensões de um modelo de avaliação para a aprendizagem, com particular destaque para a dimensão Autenticidade. Aborda-se o ...


Dossier Módulo de Ambientação Online

Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth

Este dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2023) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário. Constitui, por isso, um Recurso Educacional Aberto (REA).


Looking at assessment for learning through the lenses of the PrACT Model

Amante, Lúcia

Topics of the presentation:Contrasting the Culture of Testing with the Culture of Assessment. Characterising the assessment culture and its basic principles. Presenting the main dimensions and parameters of the PrACT framework for quality of pedagogical assessment design. Final remarks


Designing a MOOC on computational thinking, programming and robotics for early ...

Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Mendes, António Quintas; Pinto, Maribel

This study focuses on developing and evaluating an online course aimed at preschool educators and primary school teachers. It presents a Massive Open Online Course (MOOC) on computational thinking, programming and robotics developed as part of the project “Laboratory for Technology and Programming and Robotics Learning in Primary and Preschool Education in Portugal (KML II)” The MOOC design was inspired by a bl...


108 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date





















More optionsLess options

Document Type










More optionsLess options

Funding



Access rights



Resource










More optionsLess options

Subject





















More optionsLess options