No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilit...
No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilit...
O presente trabalho surge do compromisso das docentes e investigadoras envolvidas com a promoção do pensamento crítico dos estudantes do Ensino Superior (ES), de uma forma explícita, sistemática e eficaz. Porventura a missão por natureza do ES, o desenvolvimento do pensamento crítico tem-se revelado, com a massificação, internacionalização e digitalização do ES, um considerável desafio. Foi também com este prop...
This study investigates the performance levels of undergraduate and master’s students enrolled in teacher education programs on tasks involving phonological awareness, with the aim of identifying gaps in initial teacher training in the area of Phonology. The sample includes 98 students who responded to an online questionnaire with questions on syllabic and phonemic awareness, phoneme-grapheme correspondence, an...
A avaliação de pares é uma atividade do processo de ensino-aprendizagem centrada no estudante. A literatura refere inúmeras vantagens na utilização deste instrumento pedagógico, quer em termos de conhecimentos académicos quer ao nível da autonomia e do pensamento crítico. Estes resultados são potenciados quando a avaliação de pares é associada a rubricas de aprendizagem. Este artigo apresenta uma experiência de...
Este artigo pretende contribuir, com base em dados empíricos, para a caracterização das fases finais de desenvolvimento fonológico em português europeu (PE). Com base nos dados de uma amostra de 40 crianças falantes nativas de dialetos setentrionais do PE entre os 4;0 e 4;11 anos, são analisadas as produções de consoantes líquidas em Ataque não ramificado, em Ataque ramificado e em Coda, de modo a identificar o...
A importância do desenvolvimento da consciência linguística e, em particular, da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita tem sido destacada ao longo das últimas décadas (e.o. Freitas et al., 2007). Os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o ensino de Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) refletem os resultados da investigação, incluindo o desenvolv...
O presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática para o ensino da pronúncia em Português como Língua Não Materna (PLNM), com recurso a audiolivros literários. Esta proposta tem como foco o desenvolvimento da pronúncia dos contrastes fonológicos [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e a sensibilização dos aprendentes para o caráter pluricêntrico da língua portuguesa, estabelecendo um paralelo entre o Português Europeu (...
Inúmeros estudos têm comprovado a relevância de ensinar explicitamente a pronúncia numa língua não materna, mais quanto à inteligibilidade e à compreensibilidade do que quanto ao sotaque, não só por razões comunicativas como também por motivos pessoais e sociais. Simultaneamente, tem-se vindo a destacar o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e a necessidade de familiarizar os aprendentes com diferentes va...
The growth of human populations has been driving an unprecedent and widespread increase in marine traffic, posing a real threat to marine biodiversity. Even though we are now aware of the negative effects of shipping noise exposure on fish, information about the impact on their early life stages continues to lack. Meagre (Argyrosomus regius) is a vocal fish that uses estuaries with high levels of anthropogenic ...