O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência sobre o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O relato aborda atividades de uma investigadora vinculada à Universidade de São Paulo e à Universidade de Lisboa, referentes ao período de quatro meses. O texto possibilita compreender algumas características sobre o ...
Nosotros Proponemos es un proyecto de innovación surgido en Portugal y centrado en la enseñanza de las Ciencias Sociales (Geografía e Historia) en la educación básica, que se ha extendido a otros países como Brasil, España, México, Perú, Colombia y Mozambique. El profesorado ha formado al alumnado en aprendizajes comprometidos con las problemáticas reales y con la participación activa en la ciudadanía mediante ...
Apresentam-se resultados do Projeto Nós Propomos!, que aposta na organização do currículo de Geografia a partir da identificação de problemas locais pelos estudantes das escolas envolvidas. Desde 2011 este Projeto tem sido implementado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, mobilizando escolas de todo o país, no quadro da disciplina de Geografia, tendo em v...
In this article, we investigate the School Cartography discipline inserted in a Degree in Pedagogy course that went from face-to-face to remote teaching in the context of COVID-19. As an analytical-descriptive case study with a qualitative approach, the objective of the investigation was to diagnose the main confrontations of the teacher and the students. Theoretical and methodological procedures are based on r...
The São Paulo State Department of Education (SEESP), created the São Paulo Faz Escola Program (SPFE), which was implemented in 2008 and still today (2019), it’s in force in the state school system of São Paulo. In this text we analyze some questions about this curriculum, highlighting the issue of teaching action. Our aim is to look for evidence on how this long-prescribed curriculum still persists as a guide o...
ResumoNeste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado concluída. Buscamos compreender as concepções e práticas docentes sobre letramento cartográfico de cinco professoras dos anos iniciais, inseridas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto-SP. Focalizamosas estratégias de ensino, os conteúdos, as dificuldades com a linguagem cartográfica, bem como, as concepções docentessobre o letrame...