9 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Relato de experiência docente no exterior: Investigação na interface Educação e...

Souza, Sonara da Silva; Lastória, Andrea Coelho; Claudino, Sérgio

O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência sobre o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O relato aborda atividades de uma investigadora vinculada à Universidade de São Paulo e à Universidade de Lisboa, referentes ao período de quatro meses. O texto possibilita compreender algumas características sobre o ...


Percepciones docentes sobre ciencias sociales: el caso de Nosotros Proponemos

García-Monteagudo, Diego; Mendes, Luís; Lastória, Andrea Coelho

Nosotros Proponemos es un proyecto de innovación surgido en Portugal y centrado en la enseñanza de las Ciencias Sociales (Geografía e Historia) en la educación básica, que se ha extendido a otros países como Brasil, España, México, Perú, Colombia y Mozambique. El profesorado ha formado al alumnado en aprendizajes comprometidos con las problemáticas reales y con la participación activa en la ciudadanía mediante ...


Educação geográfica em rede: a contribuição do projeto Nós Propomos (N.P.)!

Claudino, Sérgio; Araújo, Raimundo Lenilde de; Mello, Márcia Cristina de Oliveira; Silva, Adilson Tadeu Basquerote; Lastória, Andrea Coelho

Apresentam-se resultados do Projeto Nós Propomos!, que aposta na organização do currículo de Geografia a partir da identificação de problemas locais pelos estudantes das escolas envolvidas. Desde 2011 este Projeto tem sido implementado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, mobilizando escolas de todo o país, no quadro da disciplina de Geografia, tendo em v...


Initial teacher education in the COVID-19 pandemic: a case study on School Cart...

Lastória, Andrea Coelho; Morandini , Thais Angela Cavalheiro de Azevedo; Carniel , Francislaine Soledade; Santos, José Faustino de Almeida

In this article, we investigate the School Cartography discipline inserted in a Degree in Pedagogy course that went from face-to-face to remote teaching in the context of COVID-19. As an analytical-descriptive case study with a qualitative approach, the objective of the investigation was to diagnose the main confrontations of the teacher and the students. Theoretical and methodological procedures are based on r...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

São Paulo Faz Escola Program: notes about curriculum and teaching action

Lastória, Andrea Coelho; Souza, Sonara da Silva de

The São Paulo State Department of Education (SEESP), created the São Paulo Faz Escola Program (SPFE), which was implemented in 2008 and still today (2019), it’s in force in the state school system of São Paulo. In this text we analyze some questions about this curriculum, highlighting the issue of teaching action. Our aim is to look for evidence on how this long-prescribed curriculum still persists as a guide o...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr


The cartographic literacy in the Elementary School

Morais, Carla Costa de; Lastória, Andrea Coelho; Assolini, Filomena Elaine Paiva

ResumoNeste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado concluída. Buscamos compreender as concepções e práticas docentes sobre letramento cartográfico de cinco professoras dos anos iniciais, inseridas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto-SP. Focalizamosas estratégias de ensino, os conteúdos, as dificuldades com a linguagem cartográfica, bem como, as concepções docentessobre o letrame...

Date: 2017   |   Origin: Oasisbr


Educação das relações étnico-raciais

Lastória, Andrea Coelho

Date: 2006   |   Origin: Oasisbr

9 Results

Queried text

Refine Results

Author
















Date









Document Type


Access rights


Resource



Subject