INTRUDUÇÃO: A brincadeira estimula a criança a desenvolver os sentidos, a adquirir habilidades motoras, a reconhecer objetos e suas características, como textura, forma, tamanho, cor e som. Brincando, a criança entra em contato com o ambiente, relaciona-se com o outro, desenvolve a autoestima, a afetividade, torna-se ativa e curiosa. É fácil notar, portanto, que toda criança precisa brincar. OBJETIVOS: Partindo...
INTRODUÇÃO: No Módulo de Biologia Celular e Molecular no 1º período de medicina é idealizada atividade prática de extração do DNA utilizando a banana e materiais domésticos. Tal atividade é ministrada pelos monitores explicando cada etapa do experimento. OBJETIVO: O objetivo é entender e desmitificar as técnicas moleculares usadas na rotina médica. MÉTODO: Os alunos da turma de 2016.1 e 2016.2 foram distribuído...
Introdução: o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de comportamentos e sintomas relacionados ao desenvolvimento de transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes em uma população de 307 crianças acompanhadas em ambulatórios de pediatria do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza, Ceará. Métodos: o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) foi o instrumento principal do estudo...