This article deals with the issues that arise in the implementation of musical activities in Pre-school Education. For this purpose, a questionnaire was applied to Early Childhood professionals in order to find out their opinion about their practice in this field. In parallel, we proceeded to the survey and analysis of 50 reports of final works of the Master's Degree of Qualification for Teaching defended betwe...
In the last decades, musical research has expressed a particular attention to relational musical practices undertaken by professional and non-professional performers, with the argument that these are essential for the sustainability of groups and communities. This perspective inscribes music in the time and space of its practices, and underlies a paradigm that rejects its alleged timelessness, that is, the pres...
Este artigo resulta da apresentação, no último Encontro da Escola de Outono realizado em 30 de Setembro de 2000, de um trabalho de dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Especialidade de Ciências Musicais Históricas, sob o título A Disciplina de Canto Coral no Período do Estado Novo: Contributo para a História do Ensino da Educação Musical em Portugal. Apesar da investigação ter incidido no período compr...
Este artigo resulta da apresentação, no último Encontro da Escola de Outono realizado em 50 de Setembro de 2000, de um trabalho de dissertação de mestrado em Ciências Musicais, Especialidade de Ciências Musicais históricas, sob o título A Disciplina de Canto Coral no Período do Estado Novo: Contributo para a história do Ensino da Educação Musical em Portugal. Apesar da investigação ter incidido no período compr...
A Associação Orff de Espanha, fundada em 1996 decidiu, neste início da sua actividade, organizar um encontro entre professores de Espanha e de Portugal, com a finalidade de fomentar o intercâmbio de experiências, dar a conhecer as realidades do ensino da música e do movimento no sentido de promover futuras colaborações entre instituições e professores de ambos os países.