This work entitled “Exploration of the Body in Motion applying various forms and techniques of expression”, is integrated at the Vergilio Ferreira Group of Schools within the scope of the Project “European Year of Cultural Heritage”, held in the academic year 2017/2018. It is proposed to a group of 25 students aged between 4 and 6 years of Kindergarten on the Basic School of Lumiar in the scope of teacher train...
As matérias-primas têm as marcas da sua origem, da sua localidade. Mas também é verdade que o centro de um processo educativo é não raramente desequilibrado pelas tensões hegemónicas e culturais. A reprodução do saber e da habilitação simbólica é uma das agências da hegemonia cultural. Perante os discursos hegemónicos, pós colonizadores, há propostas de resistência: a contextualização, o valor cultural local, a...
A matéria-prima de que trata esta revista é base de trabalho para um ensino artístico alargado, estendendo-se fora dos limites da aula, transgredindo os limites formais dos curricula, implicando património e riqueza cultural, sensibilizando para o imaterial, criando públicos apreciadores e também agentes criadores. É toda uma comunidade que se interliga através dos valores imateriais que sempre foram os da arte...