Este artículo analiza la trayectoria del Colectivo NegreSer (Belo Horizonte/Brasil) y sus acciones artísticas/pedagógicas antirracistas, exponiendo la colonialidad en la formación en danza de la educación superior. En una interseccionalidad entre Arte, Educació y Ciencias Sociales, se analizaron las implicaciones de la cultura, el currículo y la colonialidad, revelando el etnocentrismo europeo como una fuente e...
A edição número 17 da revista Gama apresenta 15 artigos originais que se debruçam sobre a obra de artistas contemporâneos ou mais antigos numa perspetiva de revisitação reapreciadora das suas obras promovendo-se assim um olhar de resgate
Nesta procura continuada de reunir escritos de artistas sobre outros criadores se reuniram neste número da Revista Croma dezasseis artigos que têm em comum a determinação interventiva e emancipada. Provoca-se o inconformismo, ensaia-se o pensamento. A intervenção advém do estatuto, do capital simbólico associado à autoria. O estatuto político da arte centra o artista e tona-o vocal. A sua perspetiva, a sua sínt...
A Educação Artística joga-se em muito mais locais que no ensino formal. As oportunidades formativas têm sido aproveitadas por museus, bibliotecas, centros culturais, exposições, festivais, associações e plataformas culturais, eventos, plataformas de disseminação artística, edições. Os artistas individuais têm vindo a integrar as dinâmicas relacionais e de criação de públicos nas suas obras, ao convocarem as aud...