Este artigo analisa de que forma as experiências participativas na escola e fora dela se relacionam com percursos mais inclusivos e com a cidadania democrática. Com base em dados de um inquérito nacional a alunos do 10.º ano (n = 241.341) administrado em 2008, 2011, 2014 e 2017, analisam-se as experiências participativas dos jovens em contextos escolares e não escolares. Os resultados evidenciam a persistência ...
Nos últimos anos, a rápida expansão do Ensino Superior em Portugal tem impulsionado a sua democratização e promovido uma maior diversificação do perfil social dos estudantes, trazendo novos desafios ao nível da formação e da transição para o mercado de trabalho. Partindo de uma amostra de estudantes universitários (n=2095) e com base num inquérito por questionário, este artigo procura compreender a relação entr...
Este artigo analisa de que forma as experiências participativas na escola e fora dela se relacionam com percursos mais inclusivos e com a cidadania democrática. Com base em dados de um inquérito nacional a alunos do 10.º ano (n = 241.341) administrado em 2008, 2011, 2014 e 2017, analisam-se as experiências participativas dos jovens em contextos escolares e não escolares. Os resultados evidenciam a persistência ...
O presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conj...
Definida como fundamental para o sistema educativo, a formação de professores há muito se constituiu como objeto de estudo clássico das Ciências da Educação. Todavia, a especificidade da formação pós-graduada de professores com doutoramento a lecionar no ensino não superior carece de discussão sociológica, já que permanece um objeto escassamente explorado. A partir de uma análise diacrónica sobre a interferênci...
Embora os efeitos da pandemia tenham mostrado a importância da construção do bem comum, numa lógica de inclusão e equidade, na realidade, a vivência democrática no espaço escolar permanece subordinada a outras agendas e prioridades ditadas por orientações gerencialistas. Indagar quais os fatores e processos que se interpõem na concretização da missão democratizadora da escola constitui o eixo condutor do presen...
The COVID-19 pandemic had a significant impact on school education, as confirmed by numerous studies produced at the international level. One of the most profound effects was the potential change to the political mandates of schools and resulting alterations in professional teaching practices, given the proliferation of remote (online and blended) teaching. This article aims to explore the extent to which the p...
[Excerto] Introdução: A empregabilidade dos graduados do ensino superior tem sido reconhecida como um fenómeno complexo e multidimensional na literatura. Com este trabalho, pretende-se mapear a investigação publicada sobre os determinantes da empregabilidade dos graduados do ensino superior, considerando uma dimensão objetiva de empregabilidade, e oferecer uma perspetiva mais ampla do conhecimento que tem sido ...
Aventuras e desventuras de professores durante a pande-mia em Portugal1. A pandemia exigiu adaptações imediatas no traba-lho escolar cujas repercussões ainda não são bem conhecidas. No arti-go, exploram-se os efeitos do confinamento nos modos de trabalho dos professores, considerando a utilização intensiva das tecnologias digitais e as oportunidades de aprendizagem profissional durante esse período. Recorre-se ...
As organizações escolares viram a sua atividade fortemente abalada com a recente crise pandêmica. Marcada por uma estrutura tradicionalmente centralizada e burocrática, a gestão escolar em Portugal confrontou-se com dilemas inéditos, que exigiram soluções rápidas e uma capacidade permanente de reinvenção organizacional, profissional, pedagógica e didática. Perante este cenário, de que modo a organização escolar...