139 documents found, page 1 of 14

Sort by Issue Date

Formação leitora de jovens brasileiros e portugueses: suportes, títulos e autores

Batista, Patrícia; Balça, Ângela; Lima, Sheila

Neste artigo, apresentamos a análise de um recorte dos dados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros e portugueses. O objetivo é identificar os suportes textuais utilizados para a leitura literária, bem como os autores e obras mais lidos por esse público, a fim de refletir sobre as influências subjacentes a essas escolhas. Para tanto, analisamos as respostas dadas a um questionário aplicado aos estudan...


A iconografia da Revolução dos Cravos: capas de obras de literatura para a infâ...

Azevedo, Fernando; Balça, Ângela

Este trabalho investiga a representação visual da iconografia da Revolução dos Cravos em capas de obras de literatura para a infância e a juventude publicadas em datas comemorativas, explorando a sua evolução e impacto na perceção e valores associados à Revolução. A pesquisa responde a uma lacuna identificada na revisão de literatura: a reduzida existência de estudos consagrados em exclusivo à análise e interpr...


A LITERATURA NO DIGITAL: PERCEPÇÕES DOS JOVENS BRASILEIROS E PORTUGUESES

Batista, Patrícia; Balça, Ângela; Lima, Sheila

Nos últimos anos, o interesse pela leitura na tela aumentou significativamente, o que indica que mudanças no suporte podem refletir no comportamento do leitor. Diante disso, este artigo objetiva analisar as percepções dos jovens sobre a leitura no impresso e no digital. Para tanto, realizou-se um recorte dos dados recolhidos em uma tese em andamento no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem2. Logo, e...


A Hora do Conto: um estudo na educação primária

Castro, Diana; Balça, Ângela

O presente estudo realizou-se numa turma do 1.º ciclo do ensino básico e centrou-se na Hora do Conto. Os objetivos do estudo foram conhecer qual a visão dos docentes sobre a Hora do Conto, ampliar o repertório literário das crianças e analisar as reações das crianças em relação à Hora do Conto. A metodologia eleita foi uma aproximação à investigação-ação, valorizando-se a capacidade reflexiva do professor sobre...


¿Jóvenes y cuentos tradicionales? Estudio exploratorio en la enseñanza superior

Costa, Paulo; Balça, Ângela

Partiendo de la problemática de la preservación de la memoria y literatura tradicional, así como de la posible presencia de los cuentos tradicionales en el intertexto lector de las nuevas generaciones, este estudio exploratorio presenta como pregunta de investigación: ¿seguirán siendo capaces los estudiantes universitarios de evocar determinados cuentos tradicionales muy conocidos en la sociedad portuguesa? Los...


A educação literária nas orientações curriculares para a educação pré-escolar

Balça, Ângela

Neste capítulo, procede-se a uma leitura crítica do conceito de educação literária nas orientações curriculares para a educação pré-escolar. A leitura, suportada numa metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, visita o documento curricular Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), buscando compreender como é que a educação literária se plasma aí e que fatores concorrem p...


O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia

Debus, José Carlos; Balça, Ângela

Este artigo tem como objetivo situar e demonstrar os resultados de uma investigação de pós-doutoramento que analisa uma experiência de apropriação e uso dos princípios metodológicos do Teatro do Oprimido (BOAL, 2015) em estratégias de mediação do ensino de Artes nas escolas, junto aos professores e professoras de Artes da rede de ensino do município de São José em Santa Catarina, Brasil. Apontamos alguns fatore...


PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EM...

Klem, Suelen; Sanches, Gislaine; Balça, Ângela; Franco, Sandra

O artigo resulta de um trabalho realizado junto à disciplina de Educação, formação humana e práxis: implicações da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo foi apresentar contribuições das práticas docentes em âmbito escolar, com vistas ao desenvolvimento...


Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos

Pimenta, Jussara Santos; Balça, Ângela; Silva, Márcio Ferreira da

A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evide...


DE CÁ PARA LÁ E DE LÁ PARA CÁ - LEITURAS EM FAMÍLIA

Franco, Mafalda; Balça, Ângela

A formação da família como mediadora de leitura continua a ser um desafio para as instituições e para a sociedade civil. O projeto e os resultados, que aqui apresentamos, inserem-se nesta problemática. Tendo subjacente a metodologia de trabalho de projeto, partiu-se da leitura na escola, durante a semana, com as crianças, para lhes propor a leitura em família, durante o fim de semana. Neste artigo, pretendemos ...


139 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date



















Document Type






Access rights



Resource








Subject