134 documents found, page 1 of 14

Sort by Issue Date

A educação literária nas orientações curriculares para a educação pré-escolar

Balça, Ângela

Neste capítulo, procede-se a uma leitura crítica do conceito de educação literária nas orientações curriculares para a educação pré-escolar. A leitura, suportada numa metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, visita o documento curricular Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), buscando compreender como é que a educação literária se plasma aí e que fatores concorrem p...


A (in)visibilidade da literatura infantil nas políticas públicas de alfabetizaç...

Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela; Cunha, Neire Márcia

A literatura como produto da cultura humana ocupa um espaço político nas relações sociais, seja na escola ou fora dela. Como fonte de humanização da criança em seu processo de constituição, a literatura precisa ser pensada como processo e produto cultural num contexto de espaço e tempo históricos. Isto posto, o presente estudo analisa o lugar da literatura para as crianças nas políticas públicas atuais de alfab...


The Presence of Literary Education in the Curriculum Document Essential Learnin...

Balça, Ângela

The book chapter focuses on the reading and analysis of the Portuguese curriculum document Essential Learning – Portuguese. This document regulates the teaching and learning in Portuguese subject, and, in this chapter, the authors address the document from 1st to 4th grade. This document is divided into several specific domains, but this chapter will analyse, in detail, the domain of literary education. The rea...


What happens when the family reads to the children?

Balça, Ângela

: In this article, we focus on role of the family as promoters of reading and literary education among children. We will also pay attention to some training programs for families, which aim at equipping them with the knowledge and skills to foster reading and literary education. The objectives of this brief work are to understand the importance of the family in promoting, among their children, reading and liter...


A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: do...

Neto, António; Costa, Paulo; Balça, Ângela

Neste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações...


Educação literária na escola

Balça, Ângela

O conceito de educação literária tem marcado presença, de forma implícita ou explícita, no discurso oficial da escola. Esta presença conferiu legitimidade e colocou o foco nas questões do texto literário, do ensino e da aprendizagem da literatura e da educação literária. Centrando-nos numa metodologia de pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivos compreender o conceito de educação literária e ...


EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NOCONTEXTO PORTUGUÊS

Batista, Patrícia; Balça, Ângela; Lima, Sheila

O presente artigo discorre sobre uma proposta de mediação de leitura realizada em uma turma de 1º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico, em uma escola pública portuguesa, cujo objetivo cujos objetivos foram contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de ler textos de diferentes linguagens e expandir o seu repertório literário, cultural e artístico. Para isso, baseamo-nos em pressupostos metodológ...


O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia

Debus, José Carlos; Balça, Ângela

Este artigo tem como objetivo situar e demonstrar os resultados de uma investigação de pós-doutoramento que analisa uma experiência de apropriação e uso dos princípios metodológicos do Teatro do Oprimido (BOAL, 2015) em estratégias de mediação do ensino de Artes nas escolas, junto aos professores e professoras de Artes da rede de ensino do município de São José em Santa Catarina, Brasil. Apontamos alguns fatore...


PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EM...

Klem, Suelen; Sanches, Gislaine; Balça, Ângela; Franco, Sandra

O artigo resulta de um trabalho realizado junto à disciplina de Educação, formação humana e práxis: implicações da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo foi apresentar contribuições das práticas docentes em âmbito escolar, com vistas ao desenvolvimento...


Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos

Pimenta, Jussara Santos; Balça, Ângela; Silva, Márcio Ferreira da

A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evide...


134 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date


















Document Type






Funding



Access rights



Resource








Subject