Ao longo de mais de vinte anos como professoras, de cursos de graduação, as autoras trabalham com a inserção do processo avaliativo no ensino-aprendizagem pois entendem que a educação deve ser “solidária, dialogada, sem arrogância e supremacia do educador, defendendo a articulação do saber, conhecimento, vivência, comunidade, escola, meio ambiente, traduzindo-se em trabalho coletivo” (MIRANDA E BARROSO, 2004, p...
Segundo Stefanelli e Carvalho (2005, p.11) “apesar de unânime a aceitação da relevância da comunicação no ensino, como também o é na assistência e na pesquisa, não se observa coerência entre esse fato e o ensino real que se processa na maioria das instituições formadoras de enfermagem”. Na experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará a disciplina Comunicação em Enfermagem faz...
El aumento en la prevalencia de las enfermedades renales crónicas modifica los objetivos de la atención a la salud, siendo preconizada la monitorización regular de la calidad de vida de las personas mantenidas en hemodiálisis. Objetivó analizar la producción científica sobre el tema calidad de vida en personas que realizan tratamiento de hemodiálisis. Estudio descriptivo y bibliográfico, realizado online - Lite...