Resumo Este artigo reflete sobre o papel do jornalismo na desconstrução de uma notícia falsa, de teor propagandístico, mediatizada no último dia da campanha para as legislativas de 2019, em Portugal. Procedeu-se à recolha de notícias veiculadas nos órgãos de comunicação social portugueses, contextualizando a cobertura mediática no quadro do impacto da desinformação na confiança em notícias, com o auxílio de dad...
Resumo: A designação de “economia de partilha” pretende identificar um conjunto de relações sociais, digitalmente mediadas, baseadas nos princípios da reciprocidade e confiança. Todavia, tais princípios devem resultar dos requisitos tecnológicos e de design das plataformas utilizadas onde os utilizadores depositam os seus dados pessoais, inserem informações sobre interesses e práticas quotidianas, comunicam com...
El artículo apunta a una reflexión sobre los estudios y los discursos prevalecientes en el contexto de la sociedad digital contemporánea. El objetivo es de responder a la propaganda de la ideología 2.0 y a diversas prácticas culturales y económicas que fomenta, promoviendo una estrategia analítica capaz de diagnosticar los funcionamientos y las implicaciones de los dispositivos y de las gramáticas informacional...
Esta pesquisa objetivou identificar como a interação entre membros de uma comunidade virtual revela e influencia interesses e comportamentos acerca de um objeto tecnológico como o iPhone. Analisou-se, através de uma abordagem netnográfica, o tipo de cultura participativa presente no fórum on-line “Everythingicafe”, espaço dedicado à discussão sobre a marca Apple. Os resultados demostraram que na comunidade anal...