O desenvolvimento de competências de comunicação em ambientes de saúde é de importância crucial por várias razões, impactando diretamente a qualidade do atendimento ao paciente, a eficiência dos serviços de saúde e a satisfação tanto dos profissionais quanto dos pacientes e suas famílias. Destacam-se como pontos-chave: Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Paciente, a Comunicação eficaz entre profissionais de...
“Além das Palavras” aborda um dos temas mais importantes e impactantes em saúde na sociedade de hoje. É, como presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, o foco da maioria dos assuntos que geram inquéritos ou processos disciplinares. A autora aborda os vários aspetos da comunicação e consegue que o leitor reflita nesta questão, quem sou Eu perante o Outro e quem é o Outro perante Mim? É que E...
A comunicação eficaz é crucial no atendimento a doentes críticos, onde a rapidez e a precisão das informações podem fazer a diferença entre a vida e a morte. O campo da comunicação em unidades de cuidados intensivos (UCIs) está a evoluir rapidamente, impulsionado por avanços tecnológicos e uma crescente necessidade de interações mais eficazes entre doentes, famílias e profissionais de saúde. Este capítulo explo...
A comunicação em saúde é descrita como um pilar essencial para a prestação de cuidados eficazes, facilitando a compreensão e adesão aos planos terapêuticos pelos pacientes. Este capítulo discute a importância de uma relação terapêutica válida e intensiva entre profissionais de saúde e pacientes, destacando a comunicação como um instrumento terapêutico essencial para proporcionar um cuidado humanizado e eficient...
Com o avanço da tecnologia médica e a crescente diversidade nos cenários de cuidados de saúde, as estratégias de comunicação têm evoluído, enfrentando desafios únicos e oportunidades inovadoras. Nos ambientes de alta pressão das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), a comunicação eficaz entre enfermeiros, pacientes críticos e suas famílias é um elemento fundamental para garantir um atendimento de qualidade e...
O stewardship antimicrobiano envolve estratégias (plano de ação geral) e intervenções (ações específicas a implementar), com o objetivo de otimizar a prescrição e os resultados clínicos dos antimicrobianos, bem como minimizar efeitos indesejados, como a resistência. A participação dos enfermeiros é crucial neste processo, embora a sua contribuição na gestão antimicrobiana ainda seja limitada. Objetivo: Analisar...
A comunicação eficaz entre cuidadores formais e idosos é essencial no atendimento de qualidade. Este estudo, transversal, exploratório e descritivo, investigou a perceção das barreiras e uso estratégias de comunicação percecionadas e usadas por cuidadores formais de idosos em Residências Senior do Norte de Portugal. Foi aplicado um questionário estruturado, com perguntas fechadas, abordando as principais barrei...
A comunicação eficaz é um pilar fundamental no cuidado de doentes críticos, exigindo uma abordagem holística que combine competência técnica e sensibilidade humana dos enfermeiros em Unidades de cuidados intensivos (UCIs). Estudos ressaltam a importância de estratégias adaptativas para superar barreiras físicas e atender às necessidades psicoemocionais desses doentes, visando uma comunicação eficaz, inclusiva e...
A prática de kickboxing/muaythai, podem predispor o atleta a lesões musculosqueléticas, alterações posturais e ocorrência de traumas. Objetivo: Analisar as lesões ocorridas durante a prática de desportos de combate (kickboxing e muaythai) e os fatores que lhe estão associados. Método: Estudo transversal analítico, envolvendo uma amostra de 128 atletas que praticam kickboxing e/ou muaythai e responderam a um inq...
A sépsis é um problema de saúde importante, que afeta milhões de pessoas todos os anos, em todo mundo. Objetivo: Analisar os resultados da implementação do protocolo Via Verde Sépsis no Serviço de Urgência de Uma Unidade Local de Saúde do Norte de Portugal. Métodos: Estudo transversal analítico, com recurso a dados clínicos. A amostra ficou constituída por 316 utentes. Os dados foram recolhidos a partir de uma ...