41 documents found, page 1 of 5

Sort by Issue Date

Burnout among Portuguese Sign Language Interpreters following the third pandemi...

Barbosa, Susana; Alves, Sílvia; Branco, Susana; Oliveira, Ana; Serrão, Carla

During the COVID-19 pandemic, Portuguese sign language interpreters (SLIs) had to adapt quickly to the new context. One of the biggest challenges was developing their activity online. This study, grounded in the theoretical frameworks of burnout (Maslach & Leiter, 2016) and perceived stress (Lazarus & Folkman, 1984), aimed to identify the factors influencing SLIs’ vulnerability to burnout and to explore...

Date: 2025   |   Origin: Sensos-e

Inclusão; Perspetivas e Contextos: O caso do Movimento da Escola Moderna

Galinha, Sónia; Barbosa, Susana; Martins, Rosa; Pascoinho, João; Carvalho, Olívia da Conceição

O atual conceito e a legislação sobre a inclusão no sistema educativo português sugerem que todas as crianças e jovens dispõem de medidas de suporte à inclusão. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assume-se como um modelo pedagógico democrático, que pressupõe práticas pedagógicas inclusivas. Neste estudo, procurou-se compreender de que modo as educadoras de infância refletem e perspetivam a inclusão e comparar ...


EDUCATION FOR WORK AND VOCATIONAL DEVELOPMENT: CONTRIBUTIONS TO A JOB SHADOWING...

Barbosa, Susana

Vocational guidance plays a key role in the development and integration of young people into the job market, being understood as an extremely valuable tool that will help them make informed career decisions, promoting their professional growth, as well as their personal growth. Job shadowing emerges as an important vocational development technique, by providing young people with the opportunity to explore diffe...


Educação para o trabalho e desenvolvimento vocacional: contributos para uma met...

Barbosa, Susana

A orientação vocacional assume um papel fulcral no desenvolvimento e integração de jovens no mercado de trabalho, sendo entendida como uma ferramenta extremamente valiosa que os ajudará a tomar decisões de carreira informadas, promovendo o seu crescimento profissional, mas também pessoal. O job shadowingsurge como uma técnica importante do desenvolvimento vocacional, ao proporcionar aos jovens a exploração de d...


A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes

Barbosa, Susana; Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia

O desafio de entender as necessidades sociais e acadêmicas de crianças surdas no contexto educativo tem sido alvo de profunda análise na literatura, mas o mesmo não acontece em relação às mães surdas e ao desempenho do papel de responsáveis pela educação dos seus filhos. Com frequência, as mães surdas enfrentam barreiras de natureza comunicacional e atitudinal, tornando necessárias adequações na relação família...


Initiation practices and access to higher education for deaf students: the inte...

Barbosa, Susana; Oliveira, Ana; Teixeira, Fernanda

The transition from secondary school to higher education institutions (HEIs) can be a very exciting experience, but it can also represent unique challenges, making this moment a crucial event in the academic path of all students. Academic initiation practices are a tradition that exists on several universities campuses with the purpose of promoting students' integration into academic life during such an importa...


Initiation Practices and Access to Higher Education for Deaf Students: The Inte...

Barbosa, Susana; Oliveira, Ana; Teixeira, Fernanda

The transition from secondary school to higher education institutions (HEIs) can be a very exciting experience, but it can also represent unique challenges, making this moment a crucial event in the academic path of all students. Academic initiation practices are a tradition that exists on several universities campuses with the purpose of promoting students' integration into academic life during such an importa...


ATILGP - Associação de Tradutores e Intérpretes de LGP - Uma História de Sucess...

Barbosa, Susana; Macedo, Vera; Pereira, Guadalupe; Silva, Joana Filipa; Ferreira, Jorge; Loureiro, Rita; Borges, Francisca; Pedreira, Cláudia

Um dos propósitos deste livro é proporcionar uma viagem à origem da ATILGP - Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, contando e registando a sua história e a dos seus associados e, deste modo, contribuir para que as novas gerações de profissionais conheçam o passado e os feitos conquistados em prol da valorização e dignificação da profissão. A virtuosa contribuição dos trabalhos com...


Inclusão, perspetivas e contextos. O caso do movimento da Escola Moderna

Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Barbosa, Susana; Martins, Rosa; Pascoinho, João

O atual conceito e a legislação sobre a inclusão no sistema educativo português sugerem que todas as crianças e jovens dispõem de medidas de suporte à inclusão. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assume-se como um modelo pedagógico democrático, que pressupõe práticas pedagógicas inclusivas. Neste estudo, procurou-se compreender de que modo as educadoras de infância refletem e perspetivam a inclusão e comparar ...


Trajetória sociopolítica do intérprete de língua gestual portuguesa: progressos...

Serrão, Carla; Barbosa, Susana; Branco, Susana; Oliveira, Ana

O artigo analisa a trajetória sociopolítica que a função de intérprete de língua gestual registou nas últimas décadas, em contexto internacional e em Portugal. São destacados os movimentos de participação e de empoderamento da comunidade surda e das Associações, na defesa e garantia de direitos. Apesar do reconhecimento público, a regulamentação da profissão de intérprete em Portugal ainda não é uma realidade. ...


41 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date
















Document Type








Funding



Access rights



Resource














Subject