4 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Atas do XVI congresso internacional Galego-Português de psicopedagogia

Silva, Bento Duarte; Almeida, Leandro S.; Barca, Alfonso; Peralbo, Manuel; Alves, Regina

Este livro integra 290 textos das comunicações apresentadas no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), nos dias 1 a 3 de setembro de 2021, com patrocínio da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP). Os textos estão organizados pelas quinze áreas temáticas do Congresso, seguindo-se, em cada área, uma ordenação pe...


Las funciones ejecutivas y su valor predictivo sobre el aprendizaje inicial de ...

Peralbo, Manuel; Brenlla, Juan Carlos; Fernández, Manuel García; Barca, Alfonso; Mayor, María Ángeles

Se pretende analizar la relación entre las funciones ejecutivas, consideradas desde el modelo de Miyake (Miyake, Friedman, Emerson, Witzki, Howerter y Wager, 2000) y el nivel de competencia lectora alcanzado en primer curso de educación primaria. Swanson, Zheng y Jerman (2009) en su meta-análisis sobre memoria a corto plazo, memoria operativa y dificultades de lectura concluían que en la base de las dificultade...


Inteligência e rendimento escolar : contingências de um relacionamento menos ób...

Lemos, Gina C.; Almeida, Leandro S.; Guisande, M. Adelina; Barca, Alfonso; Primi, Ricardo; Martinho, Gabriela; Fortes, Inês

As relações entre as habilidades cognitivas dos alunos e o seu rendimento escolar estão demonstradas, contudo nem sempre suficientemente compreendidas e explicadas em face da multiplicidade de variáveis intervenientes no rendimento académico. Assim, tomando os resultados da aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR – Versão 10/12), analisamos as suas correlações com indicadores de rendimento esc...


Atribuições causais e rendimento escolar : impacto das habilitações escolares d...

Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento; Almeida, Leandro S.; Barca, Alfonso

Este artigo analisa a relação entre as atribuições causais e o rendimento académico, apreciando como tais atribuições se diferenciam de acordo com o nível de escolaridade dos pais e o género dos alunos. Para a avaliação das atribuições causais recorremos à escala "Avaliação das Atribuições Causais e Multidimensionais" (Barca, 2000) e a uma amostra de 1.144 alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Médio d...


4 Results

Queried text

Refine Results

Author















Date





Document Type




Access rights


Resource



Subject