7 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Potencialidades de um dispositivo de formação sobre violências e dependências

Esteves, Andreia; Teixeira, Andreia; Moreira, Maria; Teixeira, Vitor; Vilaça, Teresa; Barros, Duarte

A educação para a saúde é crucial para a capacitação das pessoas para agirem no sentido de controlarem os determinantes da sua saúde e da saúde da sociedade onde vivem. Estas intervenções devem ter lugar em múltiplos contextos como a escola, o trabalho e outras instituições educativas. As intervenções devem ser realizadas por organismos educacionais e profissionais. Desta forma, a educação para a saúde tem-se m...


Conhece-te e transforma-te: Educação pelos pares na promoção da educação sexual...

Machado, Ana; Gomes, Beatriz; Fernandes, Inês; Pedrosa, Luísa; Vilaça, Teresa; Barros, Duarte

A educação para a saúde é um direito fundamental, por isso, torna-se cada vez mais relevante a abordagem desta temática nas instituições de ensino. O acesso a este tipo de temáticas deve ser feito sem discriminação, coação, violência, e sem ferir suscetibilidades. A promoção da educação para a saúde na escola visa também a criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competência...


O desafio da mudança: a promoção da saúde através do projeto nacional de educaç...

Freitas, Beatriz; Oliveira, Catarina; Salazar, Eduarda; Gomes, Laura; Vilaça, Teresa; Barros, Duarte

As pessoas em situação de sem-abrigo podem ser caracterizadas como indivíduos sem residência própria ou em habitações precárias. Informar e consciencializar este público-alvo em relação à educação para a saúde tem sido um desafio urgente, mais importante ainda quando enfrentamos a pandemia provocada pela Covid-19. Neste contexto, o Projeto Nacional de Educação pelo Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Con...


Mediação transformativa na promoção de relações interpessoais positivas em cont...

Figueiras, Ana; Crus, Daniela; Vilaça, Teresa; Barros, Duarte

A mediação tem ganho maior expressão como um método de prevenção de comportamentos negativos e situações de conflito, em que as partes, por sua livre vontade e através de uma ativa participação direta, são auxiliadas por um mediador a encontrar uma solução negociada e amigável para o seu problema ou conflito. A investigação tem mostrado que a mediação compreende um processo alternativo que não se esgota na reso...


Transforma-te connosco, transforma o mundo: Construir relações interpessoais po...

Gomes, Andreia; Peixoto, Bruna; Faria, Carla; Araújo, Juliana; Vilaça, Teresa; Barros, Duarte

A mediação transformativa procura abordar níveis mais profundos da vida social, e o seu maior valor reside no potencial que tem, não apenas para encontrar soluções para os problemas das pessoas, mas para mudar as próprias pessoas, no meio do conflito, possuindo o poder de mudar a maneira como as pessoas se comportam não apenas em relação ao adversário em um conflito específico, mas também no seu dia-a-dia, isto...


Projeto nacional de educação pelos pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade C...

Vilaça, Teresa; Aguiar, Filomena Frazão de; Duque, Alexandra; Barros, Duarte; Teixeira, Helena; Vilaça, Helena; Costa, Paula

O Projeto Nacional de Educação Pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, desenvolvido no âmbito do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), é desenvolvido a partir do diagnóstico das necessidades de formação do público-alvo e recorre a metodologias ativas que visam educar os/as adolescentes para uma vivência gratificante da sua sexualidade e prepará-los/as para assumirem o ...


Potencialidades do Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portugu...

Vilaça, Teresa; Aguiar, Filomena Frazão de; Duque, Alexandra; Barros, Duarte; Teixeira, Helena; Vilaça, Helena; Costa, Paula

O Projeto Nacional de Educação Pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, desenvolvido no âmbito do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), é desenvolvido a partir do diagnóstico das necessidades de formação do público-alvo e recorre a metodologias ativas que visam educar os/as adolescentes para uma vivência gratificante da sua sexualidade e prepará-los/as para assumirem o ...


7 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




Document Type


Access rights


Resource


Subject