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Dos media como próteses aos novos media: o primado da técnica

Barroso, Paulo

Desde as premonições de McLuhan, há mais de 60 anos, o modelo comunicacional está em transformação. Com o surgimento dos self-media, ascende a figura do sujeito-objeto ou sujeito-meio, mas dá-se o apagamento do recetor. É uma inversão de papéis entre, por exemplo, o jornalista e o público. Antes, o primeiro era o único produtor de informações e o segundo era o recetor passivo das mesmas; agora, o segundo se aut...


Prosopopeia Como Orto-Doxia Estética e Retórica: Literariedade e Eficácia do Di...

Barroso, Paulo

O discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emo...


Manipulação e distorção da verdade na esfera pública media e pensamento crítico

Barroso, Paulo

No ideal de democracia deliberativa, o perigo da manipulação e da distorção da verdade confronta-se com a salvaguarda dos media e do pensamento crítico. Para Habermas, a esfera pública é o espaço de interação comunicativa onde os cidadãos discutem, de uma maneira racional e aberta, questões políticas de interesse comum. Com o desenvolvimento dos mass media e os novos media, a esfera pública é influenciada por f...


Understanding photojournalism’s visual literacy in the age of (dis)misinformation

Barroso, Paulo

Visual literacy and photojournalism are closely intertwined and have significant implications for each other. Visual literacy is the ability to interpret, understand, and critically analyse visual information, while photojournalism is a form of journalism that uses photographs to tell news stories. Photojournalism relies heavily on visual literacy. Newspaper readers must be able to understand the visual element...


Painting Sensations

Barroso, Paulo

Bacon’s paintings are images-sensations, a figurative art that composes a visual rhetoric of pathos. It is a rhetoric of sensations centred on the effects of visual signs on the spectators/ viewers. The pathos is something perceptive and sensitive that happens in the spectators/ viewers; it is driven, incited, provoked by Bacon’s images. The pathos is indistinctly caused by the intentional and strategic use of ...


Governmental communication strategies in crisis management: the COVID-19 pandem...

Barroso, Paulo

The current pandemic crisis has transformed the world from the beginning and boosted the communication social phenomenon and the new technological devices, means and platforms. Communication processes had already switched from analogue to digital before COVID-19. Governments all over the world had to implement measures against the same global, invisible, and quick-spreading enemy. Each country (e.g. Portugal an...


Ética do Outro: A dialéctica do in-dividuus com o colectivo

Barroso, Paulo

O objectivo desta proposta é, através de uma estratégia reflexiva e problematizante assente numa dialéctica do Outro, enquadrar as relações subjacentes entre: 1) ética-liberdade/acção livre; 2) indivíduo-sociedade; 3) indivíduo-norma. Também se pretende reflectir sobre questões em torno de uma ética do Outro, mediante questões como: Temos deveres naturais em relação ao Outro? Existe algum fundamento para a forç...


Baudrillard on the Symbolic Violence of the Image

Barroso, Paulo

In today’s increasingly visual and digital cultures, images are ubiquitous and excessive. We live globally in a new videosphere, where images provoke a plethora of visual information. Some public images are like ideological weapons with which a symbolic violence is exerted because their excessive use, tautological form, and imposing information. It is the power of images acting on the masses, namely on their th...


Prosopopeia como orto-doxia estética e retórica: literariedade e eficácia do di...

Barroso, Paulo

O discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emo...


Jornalismo, e-sphere e literacia mediática: o imperativo da verificação de fact...

Barroso, Paulo

Questionando o contributo da literacia jornalística na nova configuração virtual da esfera pública, seremos mais capazes de discernir o que é verdade do que é falso. Como as notícias falsas não são fáceis de identificar, a literacia dos media é um conhecimento básico sobre a natureza dos media e o modo como estes funcionam. Seguindo uma abordagem teórica e conceptual, baseada no exemplo do Polígrafo, discute-se...


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