Conferência a convite sobre a pesquisa desenvolvida no CHAIA-UE, no âmbito das acções performativas site specific, no contexto do espaço publico de Évora. Reflecte discussão sobre património crítico, gentrificação e resistência como contributo à resignificação contemporânea de lugar.
Como defendem Jacques Le Goff e Pierre Nora (1995, p. 130), a história das cidades depende em muito da preservação das estruturas materiais. Segundo Le Goff (1990), tanto os documentos – tão caros à historiografia tradicional – quanto os monumentos podem ser tratados como fontes históricas. O conceito de monumento como fonte de análise deixa de ser apenas uma herança inalterável do passado, pois ao longo dos an...
Neste artigo são analisados aspectos formativos do projeto PANOS – Palcos novos palavras novas, desenvolvido pelo Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa/ Portugal, o qual estabelece cruzamentos entre teatro escolar e juvenil e novas dramaturgias. Com base na constatação de que o teatro juvenil é um campo a ser expandido e visibilizado nos estudos teatrais brasileiros e portugueses, refletiu-se sobre o trab...
O artigo investiga exemplos do patrimônio industrial português que recuperam a memória do lugar e a representação de atividades fabris do passado recente. Analisam-se o Polo dos Leões, antiga fábrica de massas em Évora, readaptada para o ensino das artes e da arquitetura e dois curtumes de Guimarães reconvertidos, um como Instituto de Design da Universidade do Minho e outro, como centro de ciências.
Este artigo discute o impacto de uma Residência Pedagógica e Cultural (RPC) na identidade profissional de professoras de educação infantil. Utiliza duas pesquisas que recolheram narrativas docentes por meio de entrevistas, conversas informais, relatórios escritos e grupos focais. As análises se organizam em torno de duas ressonâncias: reconhecimento da necessidade e possibilidade de mudança; novas persp...
O artigo tem como objetivo abordar a di- mensão participativa como característica central na criação artística contemporânea, aprofundando a rela- ção complexa e ambígua entre processos e resultados. O ponto de partida é uma revisão da literatura sobre práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política. Esta revisão é então articulada com a experi- ência de três grupos teatrais no Brasil e Portug...
The chapter is part of the research project Performance, Heritage, and Community, in the Theatre and Performance Studies Group of the Centre for History of Art and Artistic Research (CHAIA),39 University of Évora. It has three central areas of analysis: City; Performative Art Practices; and Heritage. This scientific and artistic research unit, which brings together researchers from multiple areas – from archit...
The article introduces the thematic dossier organized to reveal up-to-date studies on the issue of theatrical spaces, cities, and the different artistic experiences that take place in public and semi-public urban spaces of small and large locations. The themes extend from Maranhão to Rio Grande do Sul but also include the cities of Lisbon and Barcelona, demonstrating the multiple possibilities of the space for...
This paper begins with a literature review on participation in the field of community artistic practices. The aim is to identify which is the significant dimensions acting within artistic creation involving professional and non-professional artists from the communities. These elements are then compared with the experience of three Brazilian theatre collectives. Using interviews and focus groups, this study expl...
Este artigo faz uma proposta de aplicação do “sistema” de Peter Brook no trabalho com comunidades, tendo como base um processo de trabalho comunitário que reformule e recupere de forma digna e meritória uma tradição de teatro religioso. O mesmo processo poderá ser executado noutros contextos e comunidades.