Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Integração do ecossistema Wikimedia no Ensino Básico: estudo de caso com profes...

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro

Com o advento da Web 2.0, diversas iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas, exigindo que cada professor atue ativamente online, para aprimorar práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Neste contexto, pretende-se analisar práticas formativas e pedagógicas colaborativas, integrando o Ecossistema Wikimedia no currículo do ensino básico, numa ótica de atualização pedagógica e formação contínua, e promovendo ...


Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para...

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

Numa sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias exige-se à escola não apenas que promova a sua utilização e implementação, mas também que a própria escola se atualize, numa adaptação dinâmica a uma nova geração de alunos. Reconhecendo a necessidade de uma resposta que permita dotar o aluno de competências, para que possa ativamente solucionar problemas e, simultaneamente, preparar um profissional altame...


"Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

Apesar de em 2020 reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, esta utilização não permitiu responder cabalmente à exigência de resposta à crise pandémica, ou seja, à passagem ao Ensino Remoto de Emergência. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de rentabilizar os esforços despendidos, para uma mudança do paradi...


Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

A pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à doc...


“O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflex...

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

O ecossistema Wikimedia tem-se assumido na Rede Académica Internacional WEIWER® – Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research – enquanto elemento promotor de um conjunto vasto de competências que são operacionalizadas nesta rede na forma de integração curricular dos seus projetos. Neste campo de ação, damos conta do mapeamento exploratório concretizado sobre o Pensamento Computacional, com vist...


B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de ...

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo ...


“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagó...

Costa, Luís Filipe de Amaral

A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo...


Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e f...

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

Com a passagem ao Ensino Remoto Emergencial, aquando da quarentena, testemunhámos que parte da comunidade educativa foi envolvida numa experiência de e-Learning sem a preparação prévia ideal. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se, porém, um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas, e que vieram a constituir uma parte importante do nosso diagnóstico. Este está integrado n...


Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher trai...

Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Costa, Luís Filipe de Amaral; Pestana, Filomena

The adoption of educational practices that favor digital competencies are closely connected to the vision of a 21st century pupil, as a member of a networked society who can analyze and communicate, a requirement as current as urgent. Accordingly, we perceive that the teacher should have a role of both catalyzing agent and guidance in the teaching/learning processes, thus presenting their students rich, pragmat...


B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de ...

Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena

A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo ...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data





Tipo de Documento




Tipo de acesso



Recurso


Assunto





















Ver mais opçõesVer menos opções