Com o advento da Web 2.0, diversas iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas, exigindo que cada professor atue ativamente online, para aprimorar práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Neste contexto, pretende-se analisar práticas formativas e pedagógicas colaborativas, integrando o Ecossistema Wikimedia no currículo do ensino básico, numa ótica de atualização pedagógica e formação contínua, e promovendo ...
Numa sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias exige-se à escola não apenas que promova a sua utilização e implementação, mas também que a própria escola se atualize, numa adaptação dinâmica a uma nova geração de alunos. Reconhecendo a necessidade de uma resposta que permita dotar o aluno de competências, para que possa ativamente solucionar problemas e, simultaneamente, preparar um profissional altame...
Apesar de em 2020 reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, esta utilização não permitiu responder cabalmente à exigência de resposta à crise pandémica, ou seja, à passagem ao Ensino Remoto de Emergência. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de rentabilizar os esforços despendidos, para uma mudança do paradi...
A pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à doc...
O ecossistema Wikimedia tem-se assumido na Rede Académica Internacional WEIWER® – Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research – enquanto elemento promotor de um conjunto vasto de competências que são operacionalizadas nesta rede na forma de integração curricular dos seus projetos. Neste campo de ação, damos conta do mapeamento exploratório concretizado sobre o Pensamento Computacional, com vist...
A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo ...
A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo...
Com a passagem ao Ensino Remoto Emergencial, aquando da quarentena, testemunhámos que parte da comunidade educativa foi envolvida numa experiência de e-Learning sem a preparação prévia ideal. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se, porém, um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas, e que vieram a constituir uma parte importante do nosso diagnóstico. Este está integrado n...
The adoption of educational practices that favor digital competencies are closely connected to the vision of a 21st century pupil, as a member of a networked society who can analyze and communicate, a requirement as current as urgent. Accordingly, we perceive that the teacher should have a role of both catalyzing agent and guidance in the teaching/learning processes, thus presenting their students rich, pragmat...
A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo ...