Submitted by Rodolfo Lemes de Moraes (ro.lemes.moraes@gmail.com) on 2021-08-18T02:15:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_RLM.pdf: 4103612 bytes, checksum: 73a31e28dee9194aa218508d92be744e (MD5); Approved for entry into archive by Adriana Ap. Puerta Buzzá (dripuerta@rc.unesp.br) on 2021-08-23T12:37:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 moraes_rl_me_rcla_par.pdf: 879767 bytes, checksum: a79deba90f6673aa0e6f0fa0db43fee4...
Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T12:10:13Z No. of bitstreams: 1 40254910.pdf: 3199807 bytes, checksum: ddd72e480aaa8da05c8be63cdb3751e8 (MD5); Made available in DSpace on 2015-06-12T12:10:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40254910.pdf: 3199807 bytes, checksum: ddd72e480aaa8da05c8be63cdb3751e8 (MD5); No contexto escolar, o educando considerado superdotado ou ap...
ARAÚJO, Marisa Ribeiro de. Avaliação e intervenção pedagógica para alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 269f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.; The assessment of students with high abilities/gifted (HA/G), as the literature states, has pointed out that the id...
Este ensaio foi produzido a partir de revisão narrativa de literatura, apoiada em capítulos de livros, ensaios teóricos e artigos científicos e, assim, aborda como a prática de Mindfulness pode contribuir para a saúde mental de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os estudos nos quais este ensaio foi embasado reportam que a meditação Mindfulness pode exercer influências benéficas sobre variáveis rel...
O baixo quantitativo de indicação de alunos com altas habilidades/superdotação apontado pelos professores de um Município da periferia do Rio de Janeiro motivou a investigação das possíveis dificuldades encontradas pelos professores nesse processo. Os sujeitos desta pesquisa são 52 professores divididos em dois grupos: 26 professores que indicaram alunos para o programa de alunos com altas habilidades/ superdot...
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância das oficinas de intervenção como instrumentos para a pré-identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ambiente escolar. Geralmente as oficinas são promovidas por núcleos de atendimento a alunos com Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) que auxiliam no processo de identificação desses alunos. Uma vez pré-identificados por meio ...
Neste estudo temos como objetivo investigar as conceções dos professores da educação de infância acerca das políticas públicas para as altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e quais discursos sobre altas habilidades/superdotação estão se materializando nas políticas públicas inclusivas. Para este foco temático buscou-se informações com professores de um Centro Municipal de E...
Vários estudos têm destacado algumas ideias equivocadas que perpassam o tema das altas habilidades / superdotação, influenciando diretamente na educação dos indivíduos talentosos. Assim, o objetivo geral deste estudo é realizar uma investigação a respeito dos mitos que ainda perpassam o tema das altas habilidades / superdotação na atualidade, estabelecendo um paralelo com a evolução das leis e políticas pública...
O presente artigo tem como objetivo apresentar a Proposta de Política Pública Educacional para os Alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Rio Grande do Sul. O movimento de implantação da referida política e sua trajetória até o momento são apresentados pelo relato das articulações e ações já desenvolvidas, passando pela fundamentação teórica que embasa as proposições feitas e chegando na operacionalização...