16 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Supervised teaching practice in initial teacher education of early childhood te...

Viana, Paulo; Abelha, Marta; Inês, Helena; Gramaxo, Patrícia; Seabra, Filipa

Supervised teaching practice (STP) is a fundamental stage of initial teacher education, including preschool educators and teachers of the first cycle of basic education (1st CBE), which impacts their future practices. Our objectives were: a) to characterize STP in the curricula of degrees habilitating teachers for preschool education and teaching of the 1st CBE; b) to gather indicators about the process of STP ...


Teaching students with learning difficulties or disabilities: regular education...

Inês, Helena; Pacheco, José Augusto; Abelha, Marta; Seabra, Filipa

This article focuses on how curricular and pedagogical differentiation for students of special education is perceived by teachers of the second cycle of basic education in Portugal. The objectives of this research were (i) to inquire about the teachers’ perceptions regarding their training path and their training needs; (ii) to characterize the teaching practices of teachers, aimed at students of special educat...


Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Bá...

Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.

O presente artigo incide num estudo sobre perceções dos coordenadores de cursos de formação inicial de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em particular sobre a forma como os cursos que coordenam preparam os futuros professores para o trabalho com alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem e necessitam de medidas de educação inclusiva. A questão formulada – De que modo coordenadores de curs...


Teaching students with learning difficulties or disabilities: regular education...

Inês, Helena; Pacheco, José A.; Abelha, Marta; Seabra, Filipa

This article focuses on how curricular and pedagogical differentiation for students of special education is perceived by teachers of the second cycle of basic education in Portugal. The objectives of this research were (i) to inquire about the teachers’ perceptions regarding their training path and their training needs; (ii) to characterize the teaching practices of teachers, aimed at students of special educat...


Para uma decisão curricular distribuída, pedagógica e inclusiva: um olhar centr...

Pacheco, José A.; Inês, Helena

Como as ciências da educação, como o declara Albano Estrela (1999), são um campo interdisciplinar, cujo estudo exige a busca de uma complexidade que ainda permanece bastante demarcada pelas fronteiras das especialidades ou das disciplinas que são subsidiárias de outros campos de conhecimento, propomos uma análise conceptual da gestão curricular baseada na diversidade, seguindo contributos da decisão curricular ...


Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Bá...

Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José-Augusto

O presente artigo incide num estudo sobre perceções dos coordenadores de cursos de formação inicial de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em particular sobre a forma como os cursos que coordenam preparam os futuros professores para o trabalho com alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem e necessitam de medidas de educação inclusiva. A questão formulada – De que modo coordenadores de curs...


Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal

Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.

O artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inic...


Perceções de coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Doce...

Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.

As diversidades caracterizam a escola pública do século XXI e a sua gestão eficaz apela a um ensino diferenciado, potenciador de equidade e sucesso de cada aluno, e ancorado numa formação docente apropriada. A comunicação foca-se no modo como a formação de professores de 2º Ciclo do Ensino Básico, atinente ao trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, é perspetivada por coordenadores...


Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diver...

Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.

O artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (especialidade de Desenvolvimento Curricular), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136655/2018) e centrada na formação inicial e contínua dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para a gestão curricular em resposta às diversidades, particularmente aos alunos com necessidades d...


Perceções de docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e co...

Inês, Helena; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.

A comunicação foca-se no modo como a diferenciação curricular e pedagógica é perspetivada por docentes do 2º Ciclo do Ensino Bá sico (CEB) em funçã o da sua formação inicial e contı́nua, quando confrontados com a gestão curricular do trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. Norteados por esta inquietação, definimos vários objetivos, um dos quais será aqui tratado: Indaga...


16 Results

Queried text

Refine Results

Author









More optionsLess options

Date









More optionsLess options

Document Type





Funding



Access rights



Resource





Subject





















More optionsLess options