9 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Health and well-being: art therapy for health professionals working in outpatie...

Depret,Oneide Regina; Maia,Edmara Bazoni Soares; Borba,Regina Issuzu Hirooka de; Ribeiro,Circéa Amália

Abstract Objectives: To enable health professionals, in an outpatient care setting, to experience the group process of art therapy and to understand the meaning given by him/her to this experience. Method: A qualitative study, using Symbolic Interactionism and Qualitative Conventional Content Analysis as theoretical and methodological frameworks, respectively. Eight health professionals working in the outpatien...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

Interação do técnico em enfermagem com a família do paciente hospitalizado

Silva,Maria Cristina Ferreira Carlos Rodrigues da; Borba,Regina Issuzu Hirooka de; Onishi,Juliana Yukari Takahashi; Horta,Ana Lúcia de Moraes

Resumo Objetivo Analisar as interações observadas entre o técnico em enfermagem e a família do paciente hospitalizado, à luz dos pressupostos do Cuidado Centrado no Paciente e na Família e do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Métodos Estudo qualitativo, cujos referenciais teóricos foram os pressupostos do Cuidado Centrado no Paciente e na Família e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermage...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

Technical nursing students interacting with family members of hospitalized chil...

Onishi,Juliana Yukari Takahashi; Ribeiro,Circéa Amália; Silva,Maria Cristina Ferreira Carlos Rodrigues da; Borba,Regina Issuzu Hirooka de

ABSTRACT Objective: To understand technical nursing students' meaning of interacting with family members of hospitalized children. Method: Symbolic Interactionism was used as the theoretical framework and Qualitative Content Analysis was the methodological procedure. A total of eight graduates from an institution situated in the city of Osasco, Sao Paulo state, participated in this study. Data were collected th...

Date: 2017   |   Origin: Oasisbr

Dificuldades para enfrentar sozinho as demandas do tratamento: vivências do ado...

Vrabic,Ana Claudia Acerbi; Ribeiro,Circéa Amália; Ohara,Conceição Vieira da Silva; Borba,Regina Issuzu Hirooka de

OBJETIVO: Compreender as razões pelas quais o adolescente hemofílico não adere ao tratamento de hemofilia. MÉTODOS: Estudo qualitativo, realizado com sete adolescentes, cujos dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, sendo o Interacionismo Simbólico o referencial teórico e o Interacionismo Interpretativo, o metodológico. RESULTADOS: os adolescentes não conseguem enfrentar sozinhos as demandas e di...

Date: 2012   |   Origin: Oasisbr

Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutic...

Maia,Edmara Bazoni Soares; Ribeiro,Circéa Amália; Borba,Regina Issuzu Hirooka de

Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática...

Date: 2011   |   Origin: Oasisbr

Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa ambulatorial: pe...

Conceição,Caroline Monteiro; Ribeiro,Circéa Amalia; Borba,Regina Issuzu Hirooka de; Ohara,Conceição Vieira da Silva; Andrade,Paula Rosenberg de

Estudo descritivo qualitativo com o objetivo de compreender a percepção de pais e acompanhantes sobre o emprego do Brinquedo Terapêutico no preparo da criança para a punção venosa ambulatorial, realizado em um ambulatório da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito pais ou acompanhantes de crianças preparadas para a punção venosa com o Brinquedo ...

Date: 2011   |   Origin: Oasisbr

Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa em pronto socorro

Medeiros,Giuliana; Matsumoto,Shimeny; Ribeiro,Circéa Amalia; Borba,Regina Issuzu Hirooka de

OBJETIVOS: Preparar a criança pré-escolar para punção venosa por meio do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) e conhecer a percepção dos familiares quanto a esse preparo. MÉTODOS: Estudo descritivo qualitativo realizado na unidade de emergência de um hospital universitário da cidade de São Paulo. Os sujeitos foram cinco crianças pré-escolares e seus familiares. RESULTADOS: O BTI permitiu à criança saber o q...

Date: 2009   |   Origin: Oasisbr

O mundo da criança portadora de asma grave na escola

Borba,Regina Issuzu Hirooka de; Ribeiro,Circéa Amalia; Ohara,Conceição Vieira da Silva; Sarti,Cynthia Andersen

OBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratament...

Date: 2009   |   Origin: Oasisbr

A experiência da família ao interagir com o recém-nascido prematuro no domicílio

Costa,Suely Alves Fonseca; Ribeiro,Circéa Amalia; Borba,Regina Issuzu Hirooka de; Balieiro,Maria Magda Ferreira Gomes

Estudo qualitativo que teve o objetivo de compreender como se dá a interação da família com o recém-nascido prematuro no domicílio, nas primeiras semanas após a alta hospitalar. O Interacionismo Simbólico foi o referencial teórico, e a Teoria Fundamentada nos Dados, o metodológico. Os dados foram coletados por observação participante e entrevistas com cinco famílias. A análise comparativa dos dados permitiu com...

Date: 2009   |   Origin: Oasisbr

9 Results

Queried text

Refine Results

Author


















Date







Document Type


Access rights


Resource


Subject