79 documents found, page 1 of 8

Sort by Issue Date

Docência virtual: um estudo sobre o teletrabalho no projeto Centros Rurais de I...

Alves, Tayara Lima; Rocha, Mirley Nádila Pimentel; Mendes, Diego Luan Silva; Borges Neto, Hermínio

O CRID Centros Rurais de Inclusão Digital, oriundo do Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED da UFC em parceria com CNPq, desenvolve ações de Inclusão Digital em Assentamentos Rurais. Este artigo, concebido no contexto do projeto CRID, que possui como eixos de formação o Teletrabalho, Suporte Técnico Pedagógico, Inclusão Digital e Informática Educativa, no entanto, nesta pesquisa daremos foco ao eixo de Te...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Trabalho mediado por resolução de problemas: uma reflexão sobre processos de lu...

Silva, Virgínia Maria Tavares da; Santana, Ana Carmen de Souza; Rocha, Mirley Nádila Pimentel; Borges Neto, Hermínio

As relações entre espaço e tempo foram modificadas de acordo com o surgimento das tecnologias móveis conjuntamente com os aplicativos de comunicação. Hoje já não é preciso estar no mesmo local para manter um diálogo instantâneo e que favoreça a resolução de problemas. Deste modo, o objetivo geral do presente artigo é apresentar como se dá o desenvolvimento do conceito de lugares e não-lugares (Augé, 2005) a par...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

O papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo atrav...

Barbosa, Jéssica de Castro; Xavier, Ellie Zohn Freitas; Lima, Francisco Weslley; França, Roberta Cavalcante de; Borges Neto, Hermínio

O atual modelo de universidade pública tem base no tripé: pesquisa, ensino e extensão, que, em conjunto, têm um compromisso social, sendo a extensão um dos pilares mais importantes, pois através dela ocorrem as ações, norteadas por uma práxis reflexiva, que buscam uma verdadeira transformação e emancipação social. Nos cursos de graduação, em especial os de licenciaturas, a extensão é elemento obrigatório nos cu...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Inclusão e identidade: um estudo da apropriação do Assentamento Che Guevara sob...

Barbosa, Janyara Emanuelly Bernardo; França, Roberta Cavalcante de; Marinho, Emilly Victória de Oliveira; Borges Neto, Hermínio

Incluir-se digitalmente ainda é uma realidade distante para determinados grupos. Com as disparidades existentes entre a sociedade, a inclusão digital se faz desigual para muitas pessoas, sendo as menores comunidades as mais afetadas. Tais desigualdades acabam por restringir alguns grupos de usufruírem de artefatos digitais elementares na construção cultural e social. A exigência de um domínio básico do computad...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Criação e edição de vídeo: um relato sobre no projeto CRID, do assentamento Che...

Mendes, Diego Luan Silva; Rocha, Mirley Nádila Pimentel; Alves, Tayara Lima; Borges Neto, Hermínio

O projeto Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID) é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como objetivo promover Inclusão Digital (BORGES NETO,2008) em assentamentos rurais no estado Ceará. Essa inclusão acontece por meio de metodologias ...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

O uso das ferramentas digitais pelo teletrabalho na inclusão digital do projeto...

Marinho, Emilly Victória de Oliveira; Santana, Ana Carmen de Souza; Barbosa, Janyara Emanuelly Bernardo; Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha

Esse estudo tem como intuito apresentar uma reflexão sobre as melhorias que o uso das tecnologias voltadas para o Teletrabalho proporcionam para os assentamentos rurais a partir da consolidação das práticas de ensino à distância. A escolha do tema é exposta por considerar o tema relevante a partir da experiência de utilização das ferramentas digitais como um ganho significativo para os indivíduos envolvidos no ...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Conversando sobre segurança na internet: o processo de inclusão digital no asse...

Xavier, Ellie Zohn Freitas; França, Roberta Cavalcante de; Barbosa, Jéssica de Castro; Costa, Franksuan Morais da; Borges Neto, Hermínio

A Inclusão Digital permite às pessoas alguns benefícios para a vida particular e profissional. Porém, cada vez mais, sabe-se que há riscos no uso indiscriminado da web, portanto é muito importante se falar sobre a segurança na internet. Esse foi um dos temas abordados pelo Projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará em ...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Um relato sobre o uso do blog no CRID do Assentamento Rural Che Guevara – Ocara...

Nobre, Rafaela Gomes; Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha; Frota, Matheus Alves; Borges Neto, Hermínio

O blog é uma ferramenta de fácil acesso e manipulação, que pode ser utilizado para divulgação de ideias e armazenamento de conteúdos. Para o projeto Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, ele é utilizado como plataforma para o compartilhamento das produções realizadas pela comunidade do assentamento Che Guevara em Ocara – CE. O CRID é uma iniciativa do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação – Unive...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

Educação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta d...

Teixeira, Maria Geovana Pires; Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha; Nogueira Júnior, Fábio Florêncio; Borges Neto, Hermínio

A inclusão digital é o processo que visa oferecer acesso aos aparatos tecnológicos para todos da sociedade. Muitos projetos possuem esta proposta, mas somente alguns realizam isso vinculado à educação, como é o caso do CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), uma iniciativa do Laboratório Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimen...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela sequência...

Ponte Filho, Marcus Henrique Linhares; Borges Neto, Hermínio

Este artigo analisa o que docentes de uma escola municipal de (CE) pensam a respeito da “descentralização pedagógica” a partir de suas próprias rotinas profissionais. O ensaio é fruto de uma atividade de extensão realizada no período de agosto de 2019 a outubro de 2019 que ofereceu uma formação pedagógica educomunicativa, tendo como suporte metodológico a sequência Fedathi, uma metodologia de ensino que busca e...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

79 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date







Document Type





Access rights


Resource



Subject