This article, based on a qualitative approach, is an excerpt from an ongoing doctoral research that investigates the use of the Maker Culture in Mathematical Modeling activities. Its objective is to present the 3D pen as a teaching resource for Cartesian coordinates, grounded in Mathematical Modeling Maker. This is an experiential activity conducted with Pedagogy students, in which the 3D pen was used as a reso...
What is a mistake? Is the error in solving a given problem situation not in the reading and interpretation of the statement? Since g '(c) = 0 = g' '(c), at x = c what is there: maximum, minimum, or inflection? For what reason, when using the part integration technique, ∫udv = uv - ∫vdu, do not consider a constant when integrating dv? These questions were presented in classes of semipresencial Calculus in a Braz...
This article deals with the teaching of mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD). We report here the experience lived by a teacher of Specialized Educational Service (SES), in a public school in the interior of Ceará during this period of remote classes. Therefore, a qualitative research was carried out focused on a case study, whose objective was to find out how the teaching of numbers and q...
Artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na área do ensino da matemática e a deficiência visual. Uma pesquisa com financiamento da CAPES. Iremos expor os aportes da metodologia de mediação de ensino no processo de elaboração e apropriação de conceitos matemáticos. A pesquisa define-se como qualitativa fundamentada com um estudo de caso, desenvolvida com discentes cegos de uma Escola de Ensino Fundamental...
Num contexto de novos modelos de educação e diante das atuais tecnologias disponíveis para o ensino de pessoas com deficiência visual e de seus relativos usos nos âmbitos educacionais, esta artigo se propõe a apresentar um relato de experiência e as adaptações das aulas da disciplina de Álgebra Linear para pessoas com deficiência visual utilizando a EAD. Nesse sentido a pesquisa favorece ao debate sobre educaçã...
O presente trabalho mostra as estratégias utilizadas em uma disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharias, a qual é equivalente ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, contemplando em uma das disciplinas duas discentes com baixa visão. Como metodologia, usou-se a eclética, isto é, dependendo do conteúdo a ser abordado e das especificidades de cada discente (com necessidades educativas especi...
Pretende-se por meio desse trabalho apresentar as reflexões e socializar os resultados obtidos durante a pesquisa feita com acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina tópicos de educação matemática, considerando que os conhecimentos matemáticos são essencial a sociedade atual, observar a respeito da matemática e se justifica mediante a compreensão das dificuldades que ...
De que maneira podemos ensinar construções geométricas para discentes cegos incluídos em salas de aula regular? Com o objetivo de responder o questionamento, este artigo apresenta a vivência com 54 sujeitos que participaram de oficinas de matemática adaptada. Num total de 24 graduandos em pedagogia, 22 eram mulheres (20 cursando/concludentes) e 02 eram homens (graduados). Dos 30 matemáticos: 18 eram homens (08 ...
Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usan...
o livro didático, doravante LD, se constitui fonte de acesso ao saber científico e institucionalizado pela escola e que pela sua ampla utilização, como fonte de informação que favorece o processo de ensino/aprendizagem, se mostra recurso didático consolidado justamente por resistir às várias mudanças de cunho teórico e tecnológico ocorridos na educação nas últimas décadas (PAIS, 2006). Considerando que o LD é e...