Este artigo tem como objetivo dar uma visão abrangente da intervenção de Leonor Santos na discussão sobre o currículo de Matemática, o Desenvolvimento curricular e a Inovação curricular, focando os trabalhos que publicou em torno do currículo prescrito e do currículo apresentado. Descreve a ação que Leonor Santos inicia com a co-autoria da Renovação do Currículo de Matemática (APM, 1988), a sua participação no ...
This article analyses the papers published in Quadrante between 1992-2021 that focus on the mathematical processes of Problem Solving, Reasoning, Communication, and Modelling. The analysis was grounded on 102 papers associated with keywords related to each of those themes, leading to subcategories of analysis. We notice the relevance of the tasks in supporting the learning of these processes, while characterist...
Este artigo analisa os trabalhos publicados na revista Quadrante entre 1992-2021 que focam as capacidades matemáticas de Resolução de Problemas, Raciocínio, Comunicação e Modelação. A análise incidiu nos 102 artigos a que estavam associadas palavras-chave relativas a cada um destes temas e conduziu à definição de subcategorias de análise. Conclui-se da relevância das tarefas para apoiar a aprendizagem destes te...
Este artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodo...
Documentos curriculares recentes, como por exemplo, o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, referem como é essencial que os alunos, quer a nível geral, quer a nível da Matemática, sejam criativos e flexíveis. Criatividade e flexibilidade devem ser desenvolvidas na realização de projetos de diferentes naturezas e também no âmbito da aprendizagem de conteúdos das várias disciplinas. Neste artigo ...
Temos, frequentemente, a impressão de que a contemporaneidade se encontra às portas de uma transformação exponencial de dimensão planetária e de natureza global, porque se manifestará em todos os domínios da vida humana. Tal perceção cria (tem criado) uma certa urgência na clarificação das competências necessárias para enfrentar esse futuro – afinal, sempre – incerto. De um modo geral, porém, a humanidade nunca...
*
This poster focuses on the development of prospective elementary teachers’ problem-solving capacity and, particularly, on geometric problem solving. More specifically, we present some preliminary results of a research project that is being developed, in a Portuguese School of Education focusing prospective elementary teachers’ preparation in geometry and measure, one of the disciplines of their bachelor’s degree.