49 documents found, page 1 of 5

Sort by Issue Date

Práticas de pensamento computacional e desenvolvimento do sentido de símbolo: U...

Barreiros, Maria João; Brunheira, Lina

Este estudo teve como objetivo identificar os contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do sentido de símbolo, em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a partir da resolução de uma tarefa de investigação. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa, na modalidade de investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação direta, gravações áudio e reco...


Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professor

Brunheira, Lina; Santos, Elvira; Guerreiro, Helena Gil; Branco, Neusa; Correia, Paulo

As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de ensino exploratório é incontornável perante o compromisso da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito depende da conjugação de fatores como a autonomia dos aluno...


Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo

Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; Estrela, Antónia

A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover um...


O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º a...

Canavarro, Ana Paula; Brunheira, Lina; Vicente, Manuela; Brito, Susana

Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos...


Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios

Brunheira, Lina

Há uns anos, andava a minha filha mais nova no 5.º ano, quando me chamou para a esclarecer sobre uma dúvida num exercício. Já não me lembro da sua dificuldade ou do exercício em si, mas ficou-me a discussão que surgiu quando, a determinada altura, me disse convictamente que um segmento de reta só tem dois pontos:


A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais

Cruz Almeida, Pedro; Brunheira, Lina; Sarreira, Pedro

Na educação, a expressão “resolução de problemas” tem vindo a conhecer múltiplos significados. Umas vezes é encarada como atividade, outras vezes como metodologia de ensino com expressão em diferentes ciências, outras vezes ainda como competência transversal a desenvolver nos alunos e sublinhada em diferentes documentos curriculares. Estes diferentes entendimentos, que se prendem com a ação e a sua finalidade, ...


O conhecimento sobre raciocínio matemático de futuros professores e professores...

Brunheira, Lina; de Lurdes Serrazina, Maria; Rodrigues, Margarida

Contexto: O conhecimento dos professores sobre o raciocínio matemático e a forma como promovê-lo influencia a maneira como planificam e conduzem as aulas. Em geometria, implica desenvolver a visualização e a estruturação espacial. Objetivos: Este artigo aborda o conhecimento dos professores e futuros professores do ensino básico sobre os processos de raciocínio, nomeadamente a forma como os relacionam, na resol...


Developing prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning pr...

Brunheira, Lina; Serrazina, Maria De Lurdes; Rodrigues, Margarida

This paper aims to discuss the prospective primary teachers’ knowledge of reasoning processes, namely the way they relate several reasoning processes, when solving a didactical task involving geometry. Data were collected by audio and video records of lessons, participant observation and the collection of written records of the prospective teachers. The results show how a group of prospective primary teachers m...


A framework for prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoni...

Rodrigues, Margarida; Brunheira, Lina; Serrazina, Maria De Lurdes

The development of mathematical reasoning is part of the school curricula from the first years, as reflected in teacher education. This study focuses on the prospective primary teachers education, aiming to construct a framework which describes the knowledge about mathematical reasoning processes of teachers and prospective teachers, in the context of a prospective teacher education experiment. Audio and video ...


Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

Almeida, António; Loureiro, Cristina; Silva, Maria João; Brunheira, Lina

Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais


49 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date


















Document Type








Funding



Access rights




Resource








Subject