Resenha da obra:LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Porto Alegre: Contrabando, 1998, trad. Alfredo Veiga-Neto.
Made available in DSpace on 2016-06-28T17:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-28T17:41:10Z : No. of bitstreams: 1 ISBN9788561134013.pdf: 1311960 bytes, checksum: d4824a64a9555899b9f6f119742db93a (MD5); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação ...
The subjectof this paper is the document named Referencial Curricular Nacional para aEducação Infantil - RCN - whose purpose is to serve as a national reference to curricularexperiences in early childhood education in Brazil. Using Michel Foucault's ideas,this article considers the proposition of curricular references as a disciplinary practiceof normalization and social control and analyzes how powerlknowledge...
O estudo propôs-se a problematizar a centralidade dos Projetos de Trabalhos nos currículos da formação docente atual. Submetendo o material empírico – um conjunto de textos dos livros mais utilizados nos cursos de Pedagogia da região metropolitana de Porto Alegre – a uma análise discursiva, inspirada em teorizações de cunho pós-estruturalista de acento foucaultiano, faz-se inicialmente uma articulação entre a d...
A noção de risco aqui em discussão está associada a temas como poder e governamento, considerados segundo uma perspectiva pós-estruturalista. Tomando como centrais os conceitos de ‘sociedade disciplinar’, ‘sociedade e dispositivos de segurança’, ‘normalização’ e ‘risco’, o trabalho examina, preliminarmente, algumas transformações nos modos como determinados grupos de crianças vieram a ser percebidos e como se t...
Esta Tese, Infância e maquinarias, se insere no terreno das discussões que pretendem examinar as relações entre infância e poder. Tomando como seu foco principal o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN), ela pretende apontar para as formas como operam os dispositivos de governamento da infância, a partir da racionalidade governamental moderna. A investigação, de inspiração foucaultiana, ...