Since its inception in 2008, the Islamic Ceramics from Gharb al-Andalus Study Group (CIGA) has been particularly concerned with the terminology employed to designate ceramic forms in academic literature, in particular to create consensus within the scientific community. Given the lack of standardization, a thesaurus is proposed here. A separate problem is to determine which terms to adopt in other languages, a ...
Sumario: En el libro de Homenaje a Juan Zozaya publicado por la AEAM, el grupo CIGA presentó un artículo titulado “El servicio de mesa para líquidos en el Garb al-Andalus: Jarras y Jarritas – Jarras e Bilhas”. Por limitaciones de espacio sólo se abordaron dos de las formas que se encuadran dentro de este grupo funcional de formas cerradas. En este artículo presentamos una síntesis de todo el servicio de mesa pa...
RESUMO: Procura-se neste trabalho caracterizar as olarias do Garb al-Andalus a partir dos dados de intervenções arqueológicas, publicados até ao momento. Verifica-se uma distribuição quase exclusiva dos contextos oleiros a sul do rio Tejo e em meio urbano, embora esta perspectiva dependa essencialmente de trabalhos arqueológicos preventivos, podendo não corresponder à realidade. As produções destas olarias são,...
Pretende-se1 avançar com uma primeira análise às lógicas de continuidade entre o período islâmico e os momentos posteriores à conquista cristã, patentes na cerâmica produzida em várias cidades e áreas geográficas do território nacional. Muito embora se assuma o carácter preliminar desta abordagem, tenta-se também uma interpretação das diferenças regionais assinaladas, a partir de factores como o âmbito temporal...
Quando Abel Viana publica “Algumas Noções Elementares de Arqueologia Prática”, com referências à «Época Árabe» e imagens de achados de cerâmica muçulmana no Castro da Cola (Beja), estava-se ainda longe do arranque de uma arqueologia islâmica em Portugal. Esporádicas referências e chamadas de atenção para objectos da cultura muçulmana haviam sido registadas antes, no séc. XIX, por Leite de Vasconcelos, Estácio d...