No presente artigo, os autores refletem sobre o subfinanciamento crónico do ensino superior público em Portugal e alguns dos seus efeitos na privatização deste segmento educativo e na crescente precarização da profissão docente. Num contexto de significativos avanços no ensino superior nas últimas décadas, cujos números de matriculados confirmam, destacamse alguns recuos observáveis desde finais da década de 19...
O papel do ensino superior no desenvolvimento, exige políticas públicas educativas que impactam nos indivíduos e na sociedade. Neste artigo, analisa-se a evolução da procura de ensino superior, no período 2000-2020 em Portugal, à luz de políticas públicas conduzidas em contextos diferentes: períodos de crescimento económico e de austeridade; períodos de governação de centro-direita e de centro-esquerda, a fim d...
O papel do ensino superior no desenvolvimento exige políticas públicas educativas que impactam nos indivíduos e na sociedade. Neste artigo, analisa-se a evolução da procura de ensino superior, no período 2000-2020 em Portugal, à luz de políticas públicas conduzidas em contextos diferentes: períodos de crescimento económico e de austeridade; períodos de governação de centro-direita e de centro-esquerda, a fim de...
Neste primeiro número dos Cadernos de Mestrado, reunimos um conjunto de contributos acerca de metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem no âmbito da Didática da Economia e da Contabilidade, que decorreram dos relatórios de prática supervisionada de diplomados do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade. Este mestrado, único no nosso país, confere a habilitação profissional para a docência no grupo ...
No novo contexto de aprendizagem da sociedade contemporânea, globalizada e digital, não podemos esperar que as metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem tradicionais se mantenham inalteradas nas práticas de ensino nas instituições escolares, seja no ensino secundário ou superior.Neste sentido, deveremos procurar um novo paradigma educativo em que sejam concebidas novas estratégias de ensino, avaliação e ...
A necessidade de um conhecimento mais profundo acerca das complexidades do fenómeno da “fuga de cérebros” e o seu crescente aumento no país levaram ao desenvolvimento desta pesquisa. De forma a captar esta complexa realidade foi utilizada uma metodologia mista, multilateral, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de informação com vista à caracterização dos fatores de atração e repulsão n...
A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possív...
O presente artigo pretende debater a situação do ensino superior em Portugal em diversas dimensões, particularmente os efeitos da nova governação pública (NGP) na crescente precarização da profissão docente. Pese embora os significativos avanços no ensino superior nas últimas décadas, decorrentes do crescimento explosivo da procura é também de destacar alguns recuos que se têm vindo a sentir desde finais da déc...
The need for a deeper knowledge of the complexities of this phenomenon, the brain drain, and its increasing in Portugal were the big spur for the development this research. In order to capture this complex reality a mixed and multilateral methodology was used with quantitative and qualitative techniques for the characterization of push and pull factors. This study allowed us to identify trajectories of upward a...