Cardiovascular disease is the leading cause of death in Portugal and a major contributor to morbidity and disability. With an aging population and increased survival following initial cardiovascular events, the burden of disability-adjusted life years is expected to grow, posing a significant challenge for health systems (Ferreira & Macedo, 2017). In this context, the European Society of Cardiology recommen...
O livro Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão Educativa procura contribuir para o debate em torno da transformação das escolas portuguesas em espaços que promovam, de forma mais consistente, o direito a uma educação de qualidade e equitativa, ao mesmo tempo que expressa uma preocupação com os processos de desenvolvimento profissional docente orientados para práticas mais inclusivas e colaborativas. Ancora...
Systematic reviews, meta-analyses and bibliometric analyses of literature are scarce and poorly recognized in the social sciences. Based on examples of two research projects, we reflect on the potentialities of knowing the field in a more systematic and inclusive way, able to include thematic and methodological centers and peripheries, and protagonists and secondary actors. The procedures in the projects are pr...
No sentido de uniformizar conceitos e ensinos na abordagem ao utente com patologia cardiovascular realizados, não só em contexto hospitalar como também no contexto dos CSP, um grupo de enfermeiros dedicado à educação para a saúde do utente com patologia cardiovascular, elaborou este manual. Este encontra-se dividido em 6 capítulos: fatores de risco cardiovascular, síndrome coronária, insuficiência cardíaca, doe...
O presente relatório tem como objetivo a descrição das atividades realizadas ao longo do estágio curricular efetuado na agência Digital Fusion, enquadrando-se desta forma na estrutura curricular da Licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico da Guarda. O estágio na Digital Fusion, sediada no Porto, teve a duração de 400 horas e decorreu no período de 19 de junho a 1 de setembro de 2023. O objetivo deste ...
O artigo é parte do resultado da tese doutoral intitulada A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso, apresentada na Universidade de Lisboa (UL), no Instituto de Educação (IEL), no ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender a ética como dimensão estrutural da formação profissional na esfera da docência. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, de cunho bibl...
The purpose of this action research project was to gain an understanding of, and to mobilise the voices of diverse young people enrolled in a Portuguese secondary school. A case study methodology, in conjunction with action research methodology, was used for this study. The action research data indicated that projects conceived throughout the study were successful in mobilising the voices of 14 young secondary ...
Neste artigo propomos produzir e analisar narrativas sobre experiências de escrita no ensino superior universitário, explorando e ampliando práticas de escrita narrativa dialógica. Realizada a oito mãos, a narrativa que se constrói e, subsequentemente, se procura analisar é submetida a uma reflexão contínua, polivalente, que exprime uma procura metodológica de exploração e ampliação das possibilidades da escrit...
This paper presents a multi-case study in the field of intercultural education and it refers to a project named “Voice of children and young people in the development of intercultural education”. The cases are critical action-research projects developed with three groups of middle and high school students. They participated in dialogic processes and shared leadership with their teachers. They co-designed projec...
A investigação-ação atualmente aceite nos meios científicos, embora não consensualmente, havendo muitos delatores que a condenam por a entenderem como falha na neutralidade e no rigor necessários para garantir qualidade científica. Não se pretende aqui fazer a apologia da investigação-ação em detrimento de outras, mas sim dizer que também na investigação-ação se pode distinguir e considerar critérios de rigor q...