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Normas de Elaboração de Trabalhos Escritos

Frias, Ana; Caldeira, Ermelinda; Moreira, José; Nogueira, Maria; Mendonça, Susana

Ordem de Serviço n.º 01/2023 Normas para realização de Trabalhos Académicos e Científicos Escritos na UÉESESJD No âmbito competências dispostas no artigo 12º dos Estatutos da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora, designada por UÉESESJD, publicados em Diário da República 2ª Série, por Anexo ao Despacho n.º1057/2022, de 26 de janeiro, publica-se, nesta data, as Normas de Elabo...


Family self-care in the context of intellectual disabilities: Insights from a q...

Mestre, Teresa; Lopes, Manuel; Costa, Ana; Caldeira, Ermelinda

Background/Objectives: Family self-care (FSC) is increasingly recognized as a vital aspect of caregiving in pediatric chronic conditions. However, its development in families of children with intellectual disabilities (IDs) remains underexplored. This study aimed to examine how families construct and sustain FSC, and to identify factors that shape its development across four domains: physical, cognitive, psycho...


Family self-care pattern in families with children with intellectual disabiliti...

Lopes, Manuel; Costa, Ana; Caldeira, Ermelinda; Mestre, Teresa

Family self-care emphasizes a family’s role in health promotion and protection, reflecting society’s views on health, illness, and human relationships. In families with children with an intellectual disability, where the child may lack self-care abilities, family self-care becomes crucial, highlighting that self-care needs exceed individual capacity and require family cooperation. Background/Objectives: This pi...


Family self-care: theoretical essay for families with children with intellectua...

Mestre, Teresa Dionísio; Caldeira, Ermelinda; Lopes, Manuel José

Background: self-care arises in the family context, despite being seen as a determinant of individual health. The family, understood as a system and social unit, converges towards a pattern of self-care and not a sum of it. Objective: to convert individual self-care into family self-care, considering the needs and characteristics of families with children with intellectual development disorders, by adopting fam...


A EXPERIÊNCIA DE SINTOMAS E A QUALIDADE DE VIDA NA PESSOA COM DOENÇA ONCOLÓGICA

Bico, Isabel; Mendonça, Susana; Caldeira, Ermelinda

Tendo em conta a importância da perceção individual de sintoma e o significado atribuído ao mesmo ao nível do Bem-estar e Qualidade de vida, foi objetivo deste capítulo avaliar: Quais os sintomas mais significativos e a qualidade de vida percecionada pela pessoa com doença oncológica em fase avançada?


Family Self-Care in Chronic Disease Management: An Evolving Care Pattern?

Mestre, Teresa; Caldeira, Ermelinda; Lopes, Manuel

Introduction: Self-care emerges in the family context, despite being seen as an individual determinant of health. The family, understood as a system and social unit, converges to a pattern of self-care and not to a sum of it, assuming relevance at certain moments of the life cycle, particularly in the management of chronic disease. Purpose: To perform the transposition of individual self-care to the family self...


Prevenção do consumo de tabaco nos jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico

Rodrigues, Sofia; Caldeira, Ermelinda

A epidemia do tabaco é uma das principais causas de morbilidade, mortalidade e empobrecimento. O tabagismo constitui um problema de saúde pública e incidir na promoção da saúde a nível dos consumos aditivos – tabaco, nos jovens é fundamental, com foco na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis. Objetivo: Contribuir para a prevenção do consumo de tabaco nos alunos do 7º ano de escolaridade de uma escola...


Promoção de hábitos alimentares saudáveis em crianças do 1º ciclo- Lancheiras S...

Pereira, Margarida; Caldeira, Ermelinda

Os hábitos alimentares são adquiridos especialmente na infância e tendem a determinar os comportamentos alimentares na idade adulta. A família tem uma função fundamental na educação dos hábitos alimentares, mas a escola é o local privilegiado da comunidade onde as crianças aprendem a transpor as aprendizagens sobre a alimentação em comportamentos saudáveis. A enfermagem comunitária, focada na comunidade, desemp...


Capacitação do Cuidador informal: Aprende a cuidar de ti enquanto aprendes a cu...

Fernandes, Claudia; Caldeira, Ermelinda

Contexto: Os cuidadores informais desempenham um papel marcante, porém enfrentam inúmeros desafios e necessidades decorrentes da complexidade de cuidar de uma pessoa dependente. Essa responsabilidade envolve a realização de múltiplas tarefas e a prestação de cuidados especiais em diferentes áreas. Quando o suporte disponível é insuficiente e as necessidades dos cuidadores informais não são atendidas acabam por ...


PERSPETIVAS SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NUMA COMUNIDADE DE BOMBEIROS

Carmo, Aida; Gemito, Laurência; Coelho, Anabela; Mendes, Felismina; Serra, Isaura; Caldeira, Ermelinda

Introdução: O estado de saúde, pode ser modificado pelo estilo de vida. Os bombeiros têm uma elevada prevalência de fatores de risco de doenças cardiovasculares, sendo esta uma profissão que lida, diariamente, com situações de stress. Os projetos de promoção da saúde e adoção de estilos de vida saudáveis, através da literacia em saúde, promovem a capacitação das populações para a prevenção da doença e promoção ...


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