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A escola e a transição para a universidade : idades transacionais e o seu impac...

Reis, Marta; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Ramiro, Lúcia Isabel da Silva; Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Gomes, Paulo; Gaspar, Tânia, 1977-

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 77-92.; A entrada na Universidade é uma época de transição, onde os jovens enfrentam novos desafios (pessoais, sociais e académicos) com impacto no seu estilo de vida. Utilizando o questionário HBSC da OMS na sua versão online, inquiriram-se 3345 estudantes do 10º ano, 12º ano e universitários, com uma ...


Dream teens : adolescentes autónomos, responsáveis e participantes

Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-; Cruz, Jaqueline; Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 47-58.; O Dream Teens é um projeto que envolve jovens portugueses dos 11 aos 18 anos. Fornece uma formação e uma estrutura de apoio para que as suas vozes sejam ouvidas e promove a sua participação numa variedade de contextos e cenários na área da saúde, da educação e da cidadania ativa. O projeto Dream...


É bom ter, ou não ter, amigos durante a adolescência? : eis a questão, sempre a...

Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Guedes, Fábio Alexandre Botelho, 1993-; Borges, António

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 85-94.; O objetivo do presente estudo foi analisar a importância dos amigos no desenvolvimento de competências sociais e no bem-estar dos adolescentes portugueses. Participaram no estudo 5695 adolescentes portugueses, com média de idades de 15,46 anos (DP=1,80), que frequentavam o 8º,10º e 12º ano de...


A família e os efeitos da guarda parental na relação e apoio familiar dos adole...

Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Guedes, Fábio Alexandre Botelho, 1993-; Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 75-84.; Este estudo teve como objetivo estudar o suporte social na família e os efeitos da guarda parental na comunicação com os pais e na relação familiar. Participaram no estudo 8125 adolescentes portugueses em que 52,7% são do género feminino, que frequentavam o 6º, 8º, 10º e 12º ano de escolarida...


Promoção da saúde mental nas escolas : Projeto ES´COOL

Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Gomes, Paulo; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Gaspar, Tânia, 1977-

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 173-184.; O Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas, surgiu devido à necessidade de colmatar a lacuna existente na área da saúde mental em contexto escolar. O projeto tem como objetivo promover a saúde mental dos adolescentes através da formação de professores e outros profissionais de edu...


Estilos parentais e desenvolvimento positivo em crianças e adolescentes com doe...

Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos, 1977-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Simões, Maria Celeste Rocha; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 185-203.; A adolescência compreende um período de profundas mudanças biopsicossociais, que pode ser agravado na presença de uma doença crónica e suas limitações. Os modelos educativos/família influenciam fortemente os comportamentos e a socialização, tendo um papel decisivo no desenvolvimento da criança. Papel ainda m...


Influência do grupo de pares e monitorização parental : diferenças entre géneros

Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Simões, Celeste; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Diniz, José Manuel Fragoso Alves

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 2 (Julho-Dezembro 2012). - p. 237-259.; O objetivo do presente estudo foi analisar se o tipo de amigos influencia os comportamentos de risco e o bem-estar dos adolescentes de forma diferenciada entre os géneros e se a monitorização parental poderá moderar essa influência também de forma diversa entre os géneros. A amostra utilizada ...


A influência da monitorização parental e da comunicação com os pais no bem-esta...

Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Simões, Celeste; Diniz, José Manuel Fragoso Alves

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 2 (Julho-Dezembro 2012). - p. 293-314.; O presente estudo tem como objectivo analisar se os jovens que apresentam uma menor monitorização por parte dos pais são aqueles que estão menos satisfeitos com a vida e com a família, são mais infelizes, não gostam da escola, têm mais sintomas físicos e psicológicos e apresentam mais comporta...


Family influence in substance use in Portuguese adolescents

Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Simões, Maria Celeste Rocha

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 2 (2010). - p. 191-208.; O presente estudo tem como objectivo verificar a influência da família (comunicação com os pais e controlo parental) no consumo de substâncias (bebidas alcoólicas, tabaco e drogas). (Inês Camacho, et al.)


Programa de promoção de competências pessoais e sociais, auto-regulação e capit...

Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Reis, Marta; Melo, Paula; Simões, Maria Celeste Rocha; Machado, Ricardo

Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 3 (2011). - p. 165-187.; Durante três anos levou-se a cabo uma intervenção pedagógico- terapêutica numa comunidade educativa, numa perspectiva ecológica de participação de todos os actores institucionais relevantes. Foram identificadas numa primeira fase como prioritárias: formação de técnicos, diálogo com as famílias, diminuição da confl...


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