Este capítulo tem como objetivo discutir o uso de casos multimédia focados no ensino exploratório como recurso para a formação de professores que ensinam Matemática, tanto na formação inicial, como na contínua. Para tal, realizámos uma meta-análise de estudos que foram realizados no âmbito de formações com recurso aos casos multimédia construídos pelo Projeto P3M e procuramos identificar as aprendizagens e cont...
Partimos do argumento de que o letramento estatístico é necessário para a inserção das pessoas na cultura letrada. Acreditamos que o letramento estatístico se desenvolve ao longo da vida, tendo início nos primeiros anos da escolaridade das crianças. Como professoras e formadoras de professores, a questão que perseguimos é como desenvolver o letramento estatístico de forma que as crianças sejam protagonistas fre...
En este trabajo se consideran como objetivos principales caracterizar el tipo de uso que los profesores de Matemáticas de educación secundaria portuguesa hacen del ordenador en el aula e identificar las condiciones que consideren pertinentes para su uso. El estudio siguió un enfoque mixto con una gran componente cuantitativa, de acuerdo con un plan descriptivo, de corte transversal. Los datos fueron recogidos a...
Por despacho de Sua Ex.ª o Secretário de Estado da Educação (Despacho n.º 12530/2018, alterado pelo Despacho n.º 7269/2019), foi criado, em 28 de dezembro de 2018, o Grupo de Trabalho de Matemática (GTM), ao qual foi atribuída a missão de elaborar um conjunto de recomendações sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação na disciplina de Matemática.
Este artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Quadrante, pretende passar em revista os artigos que nela se debruçaram sobre o tema desenvolvimento curricular ao longo das suas três décadas de existência. Assumindo uma perspetiva abrangente de desenvolvimento curricular, selecionaram-se 72 artigos que se organizaram em quatro domínios: processo de desenvolvimento curricular; recursos para o d...
Este artigo relata o trabalho realizado em sala de aula em torno de uma tarefa relativa ao tema Dados, no quadro do novo programa de Matemática do Ensino Básico (Canavarro et al., 2021). Trata-se de uma tarefa que ocupou dois momentos de cerca de 90 minutos cada, em duas aulas distintas, correspondentes à parte I e à parte II do artigo.
Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos...
Em março de 2020, o Grupo de Trabalho em Matemática (GTM) constituído1 com a missão de produzir um estudo sobre a evolução dos currículos de Matemática em Portugal, produziu 22 recomendações dirigidas à melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática em Portugal. A primeira destas recomendações apontou a necessidade urgente de racionalização da situação dos atuais documentos curriculares em Matemática, reco...
O início do ano escolar de 2020/21 iniciou-se de forma presencial e assim está previsto que continue enquanto a pandemia o deixar. Boas e diversas razões foram convocadas para esta opção e as escolas prepararam-se para criar condições que permitam a habitabilidade conjunta dos espaços. Na medida do possível, delimitaram-se espaços, descruzaram-se horários, orientaram-se setas, regularam-se normas estritas de aç...
Esta comunicação incide sobre o processo de desenvolvimento de um novo currículo de Matemática para o Ensino Básico em Portugal. Começa por explicar o contexto que fez surgir a necessidade de mudança. De seguida, revela o processo que foi desenvolvido por parte da equipa responsável pela elaboração das novas orientações curriculares. Apresenta depois as novas orientações propriamente ditas, discutindo os princí...