The use of plastic waste as a bitumen extender added throughout the manufacturing process of asphalt concrete contributes value to that type of waste. Moreover, this type of polymer can improve some mechanical properties of asphalt concrete without weakening its workability and other mechanical characteristics too much. The study aimed to address these issues for four types of plastic waste, using different pla...
The purpose of this paper is to shed light on the impact of laboratory procedures for air void content determination on the design and mechanical performance of an asphalt mixture. A dense-graded AC20 and gap-graded SMA12.5 mixtures were designed using empirical and volumetric design methods. Volumetric properties are determined based on several bulk gravity procedures: dry, SSD (saturated surface dry), paraffi...
A utilização de misturas mais trabalháveis e compactáveis facilita a obtenção em obra dos requisitos exigidos às misturas betuminosas na fase de construção e permite um desempenho adequado destas. Neste trabalho realizou-se uma análise dos valores obtidos para índices determinados com base em curvas de compactação com o objetivo de avaliar estas propriedades. Os valores foram obtidos com base nos resultados pro...
Neste trabalho realiza-se uma avaliação da utilização de diferentes procedimentos de determinação das baridades de misturas betuminosas. Utilizou-se uma mistura densa, do tipo AC 20, e uma mistura de granulometria descontínua do tipo SMA 12,5. Fabricaram-se em laboratório provetes Marshall, com compactação por impactos, e provetes SUPERPAVE, obtidos por compactação giratória. Os resultados indicam que a mistura...
Diversos estudos propõem a avaliação da trabalhabilidade de misturas betuminosas utilizando as curvas de compactação obtidas em laboratório. Utilizou-se um compactador giratório para produzir provetes de duas misturas, uma densa do tipo AC, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA. Foram determinados diversos parâmetros provenientes da modelação das curvas de compactação. Os resultados indicam uma adequa...
Neste trabalho procurou avaliar-se de que modo a energia de compactação utilizada na formulação volumétrica influencia as propriedades das misturas betuminosas. As misturas utilizadas foram uma mistura densa de utilização corrente em Portugal, um AC 20 base 35/50 (MB), e uma mistura do tipo Stone Mastic Asphalt (SMA), um SMA 12,5. As misturas foram formuladas pelas metodologias tradicionais, utilizando respetiv...
The achievement of a desired level of bituminous mixtures’ performance is an important issue to increase the durability of pavements and to reduce maintenance costs as well as its impacts. A decisive stage is the mixture design process, in particular the choice of bitumen content to be used. This parameter can affect all the major performance properties of the mixtures. In Portugal, the Marshall method is used ...
As misturas SMA (Stone Mastic Asphalt) foram desenvolvidas na Alemanha na década de 1960. A sua resistência à deformação permanente e durabilidade levaram a que a sua utilização como camada de desgaste se difundisse primeiro na Europa e depois nos EUA, aqui na década de 1990. Estas misturas apresentam uma granulometria descontínua com a utilização de percentagens em betume elevadas quando comparadas com mistura...
A necessidade de métodos de formulação de misturas betuminosas mais eficazes, que permitissem colmatar as lacunas dos métodos empíricos, como o método de Marshall, levou à procura de novas soluções que dêem maior ênfase ao desempenho das misturas betuminosas. Como exemplo pode referir-se a adopção da metodologia SUPERPAVE nos Estados Unidos da América (EUA) ou o método de formulação utilizado em França. Na meto...