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Tradução e adaptação transcultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriti...

Cardoso,Monique Herrera; Capellini,Simone Aparecida

RESUMO Objetivo Realizar a adaptação transcultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting 17+ (DASH 17+) para brasileiros. Método (1) Avaliação de equivalências conceitual e de itens e (2) Avaliação da equivalência semântica, sendo necessários quatro tradutores e aplicação do estudo piloto em 36 estudantes. Resultados (1) Os conceitos e os itens são equivalentes na cultura britânica e brasileira. (2) Fo...

Date: 2018   |   Origin: Oasisbr

Translation and cultural adaptation of Brazilian Detailed Assessment of Speed o...

Cardoso,Monique Herrera; Henderson,Sheila; Capellini,Simone Aparecida

Purpose To perform the translation and cultural adaptation of the Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH) for the Brazilian population. Methods (1) Evaluation of conceptual and items equivalence, and (2) Semantic equivalence, including the steps of (2a) Translation, (2b) retranslation, (2c) Review by the committee of judges and (2d) Pre-test. The second step was carried out by two professionals and 2...

Date: 2014   |   Origin: Oasisbr

Caracterização dos processos de leitura em escolares com dislexia e distúrbio d...

Oliveira,Adriana Marques de; Cardoso,Monique Herrera; Capellini,Simone Aparecida

OBJETIVO: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares com dislexia, distúrbio de aprendizagem e bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. MÉTODOS: Participaram 60 escolares de ambos os gêneros, de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma cidade no interior de São Paulo, que foram divididos em: GI - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia; GII - 20 escolares com diagn...

Date: 2012   |   Origin: Oasisbr

Alterações dos processos fonológicos e índice de gravidade entre escolares com ...

Cardoso,Monique Herrera; Romero,Ana Carla Leite; Capellini,Simone Aparecida

OBJETIVO: Comparar a ocorrência de processos fonológicos alterados e utilizar o índice de gravidade do transtorno fonológico para comparar uma amostra de fala e de escrita de escolares disléxicos e de alunos com bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: Participaram 34 escolares, distribuídos entre o segundo e o quinto ano escolar, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 anos a 11 anos e 11 meses de idade, divididos...

Date: 2012   |   Origin: Oasisbr

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