As “II Jornadas de Formação Musical da Universidade do Minho” têm como objetivo promover o contacto entre os candidatos aos vários cursos de música da Universidade do Minho e os alunos, investigadores e professores de música com interesse pelos temas relacionados com o ensino, a aprendizagem musical e, especificamente, a disciplina de Formação Musical.
Este poster foi apresentado nas "II Jornadas de Formação Musical da Universidade do Minho" e destaca algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas na Unidade Curricular de Formação Musical lecionada pelo Doutor Hermano Carneiro. Interligando saberes e práticas musicais como audição musical e análise auditiva, leitura vocal e instrumental, análise formal e contextualização histórica de excertos musicais diverso...
A atividade musical de caráter pedagógico realizada em Portugal, durante o século XX, é disposta em diferentes fases de desenvolvimento a que Vasconcelos (2010) trata por: educação da sensibilidade (1901–1919); influência europeia (1919–1930); ensino técnico (1930–1971); experiência pedagógica (1971–1983) e inserção e expansão (1983–2000). O presente artigo procura expor os principais elementos caraterizadores ...
A presente investigação tem como objeto de estudo a disciplina de Formação Musical, a sua génese, o seu desenvolvimento e a sua identidade. Da revisão de literatura sobressai a ideia de que os objetivos de aprendizagem das disciplinas de que é herdeira incidiam num conhecimento mais centrado na teoria musical, na leitura e na escrita (sobretudo através de ditados) e numa função de apoio a outras disciplinas. Os...
Enquanto parte integrante do currículo dos vários cursos de música das escolas públicas portuguesas de ensino especializado, a disciplina de Formação Musical está alicerçada numa história cuja análise é aqui apresentada como objeto de estudo, num período temporal que vai desde a criação do primeiro Conservatório em Portugal, em 1835 até à atualidade. Com o objetivo de refletir sobre a génese e a identidade dess...
Nesta dissertação faz-se uma abordagem às atividades de transcrição melódica (ditado musical) e de leitura melódica da disciplina de Formação Musical através da integração de recursos tecnológicos como os dispositivos móveis e respetivos auriculares para a audição individual de excerto musicais e padrões tonais. Após uma análise bibliográfica à visão de vários autores e investigadores acerca do desenvolvimento ...