5 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Ensino e aprendizagem baseados nos estilos de aprendizagem: procurando o sucess...

Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues; Alves, José Matias; Andrade, António

Para melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano de escolaridade em Matemática, aplicou-se metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos distintos: ensino presencial e não presencial. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do con...


Aprendizagem de estatística no 3º Ciclo do Ensino Básico: o caso do tema diagra...

Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues

Esta investigação trata da aprendizagem de Estatística no 3.º ciclo do ensino básico e foca-se especialmente na aprendizagem do tema Diagramas de extremos e quartis, do 8.º ano de escolaridade. O estudo desenvolveu-se em três fases: diagnose, implementação e avaliação, seguindo-se uma abordagem mista, isto é, combinando abordagens quantitativas e qualitativas. Na fase de diagnose estudaram-se as respostas dadas...


Ensino e aprendizagem de probabilidade condicionada e independência

Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues

Esta investigação pretendeu identificar e analisar dificuldades reveladas por alunos do 12.º ano e universitários, em problemas de probabilidade condicionada e independência. Trata-se de um estudo descritivo interpretativo das respostas a duas situações-problema, dadas por 43 alunos do Secundário e uma análise descritiva das respostas a uma questão de escolha múltipla, dadas por 204 alunos universitários numa d...


Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico

Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues; Andrade, António Manuel Valente de

Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o...


A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geo...

Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues; Andrade, António; Cardoso, Eduardo Luís

A crescente necessidade de proporcionar ambientes de ensino/aprendizagem mais ricos, geradores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitem aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjecturar, raciocinar logicamente, contribuiu para implementar esta investigação. A escolha do conteúdo Geometria tem por objectivo proporcionar o desenvolvimento de tais capacidades, uma vez que os...


5 Results

Queried text

Refine Results

Author






Date






Document Type





Access rights


Resource



Subject