O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das m...
Cada pessoa tem a sua forma de olhar e ver as coisas que a cerca. O treino na arte de olhar amplia nossa percepção. O objetivo deste trabalho foi relacionar experiências estéticas de estudantes focalizadas entre o senso estético e o ato de ver utilizando o registro fotográfico. A pesquisa cinge-se a um estudo exploratório de carácter descritivo e interpretativo. A análise permitiu concluir que numa contemplação...
Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram ex...
[Extrato] O livro O Principezinho de Saint Exupéry é, do meu ponto de vista, um livro de ontem, de hoje e de amanhã. Ao longo deste texto tenho como referência algumas das frases marcantes deste livro, aquelas que todos sabemos de cor, que sabemos repetir, encontrando sempre momentos e contextos certos para as relembrar e reproduzir. O Principezinho é uma das minhas personagens de vida, se assim posso dizer. Po...
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
El objetivo del artículo es analizar las percepciones sobre el Prácticum en los procesos de adquisición de competencias y de construcción de la identidad profesional en la formación inicial de maestros de educación infantil y primaria de la Universidad Autónoma de Barcelona, UAB. Se presentan los resultados de un estudio de caso, obtenidos por medio de entrevistas a tutores, trianguladas con un cuestionario a l...
Ainda às portas deste início de século e de milénio, novas e profundas transformações estão a acontecer a nível mundial, nos campos científico, social e político e, consequentemente, também a nível da educação de infância. A investigação científica continua a demonstrar, de forma consistente, que a primeira infância é uma fase muito importante da vida do ser humano, uma fase em que as mudanças sociais, físicas,...
Apresentaremos parte de uma pesquisa doutoral, ainda em andamento. Trata-se de uma investigação sobre a implantação de um curso de segunda licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte –IFRN, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Rede Básica – PARFOR. Objetiva identificar e analisar no contexto do PAR...
Cada pessoa tem a sua forma de olhar e ver as coisas que a cerca. O treino na arte de olhar amplia nossa percepção. O objetivo deste trabalho foi relacionar experiências estéticas de estudantes focalizadas entre o senso estético e o ato de ver utilizando o registro fotográfico. A pesquisa cinge-se a um estudo exploratório de carácter descritivo e interpretativo. A análise permitiu concluir que numa contemplação...
Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fr...