No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilit...
No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilit...
This study investigates the performance levels of undergraduate and master’s students enrolled in teacher education programs on tasks involving phonological awareness, with the aim of identifying gaps in initial teacher training in the area of Phonology. The sample includes 98 students who responded to an online questionnaire with questions on syllabic and phonemic awareness, phoneme-grapheme correspondence, an...
Ficha técnica
With the growing accessibility of literary texts in digital audiobook format, it is necessary to reflect on their role in learning a foreign language, particularly Portuguese. There have already been several reflections on the advantages of these resources and some empirical studies that prove their benefits in concrete situations. However, there still needs to be more known about foreign language learners' act...
Neste dossiê temático da revista RE@D, intitulado “Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Línguas”, exploram-se, de forma particular, as potencialidades e os desafios do uso de diferentes tecnologias digitais por parte de professores e de aprendentes de línguas.
A relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explor...
A importância do desenvolvimento da consciência linguística e, em particular, da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita tem sido destacada ao longo das últimas décadas (e.o. Freitas et al., 2007). Os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o ensino de Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) refletem os resultados da investigação, incluindo o desenvolv...
Com o crescimento da acessibilidade aos textos literários em formato de audiolivro digital, torna-se necessário refletir sobre o papel destes na aprendizagem de uma língua estrangeira, em particular do Português. Existem já várias reflexões sobre as vantagens destes recursos e alguns estudos empíricos que comprovam os seus benefícios em situações concretas. Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas ...